Clima

Calor não dará trégua nesta sexta-feira na região

No final de semana a previsão é de nebulosidade variável e chuvas isoladas

O calor que tem castigado as pessoas nesses últimos dias não deve dar trégua nesta sexta-feira. A previsão é de que a temperatura chegue aos 40°C hoje, mas devem ocorrer pancadas de chuva com trovoadas no final do dia e durante a noite. No final de semana a previsão é de nebulosidade variável e chuvas isoladas, com queda na temperatura, que deve ficar em torno de 27°C no sábado.

Lauro Müller figurou entre as cidades com as temperaturas mais altas no Estado, chegando a ultrapassar os 40°C, sendo o dia mais quente na região no mês de dezembro desde 1994.

Hoje, o calor promete ser ainda mais intenso, chegando até mesmo passar dos 40°C, de acordo com a meteorologista da Epagri/Ciram, Sílvia Garcêz. De acordo com ela, o sol aparece pela manhã, mas, no decorrer do dia, ocorrem nuvens e pancadas de chuva. “Devido ao forte calor, há possibilidade de temporais na região, com potencial de danos, como granizo, ventania de curta duração e chuva intensa em pontos isolados”, pontua.

No sábado, a previsão é de nebulosidade e chuvas isoladas, devido a uma frente fria que vai passar pelo Estado. A temperatura cai, ficando em torno de 27°C, mas no domingo a chuva só deve aparecer pela manhã. No decorrer do dia, segundo a meteorologista Sílvia Garcêz, o sol volta a parecer e a temperatura sobe, podendo atingir 30°C. Para segunda-feira, a temperatura se mantém nesta faixa e, na terça-feira, sobre mais, ficando por volta dos 33°C.

Novo período de estiagem

Depois de três meses com chuvas pouco significativas, Santa Catarina deve enfrentar mais um período quente e seco, conforme a previsão do Epagri/Ciram. A Secretaria de Estado da Defesa Civil alerta para a nova condição de estiagem, especialmente no Meio Oeste e Planalto Serrano. Decretaram situação de emergência até o momento, conforme relatório divulgado ontem, os municípios de Correia Pinto, Erval Velho, Lacerdópolis, Presidente Castello Branco, Seara e Abdon Batista. A falta de chuva vem sendo percebida no Estado desde setembro, quando foram registrados índices pluviométricos abaixo do esperado em quase todas as regiões, com exceção do Litoral Sul. Conforme o diretor de prevenção da secretaria, Emerson Emerim, as avaliações mostram que, diferentemente da última estiagem, que teve início no Extremo-Oeste, esse novo episódio afeta o Planalto catarinense. A previsão indica que o próximo trimestre tem risco de estiagem para alguns municípios. Dezembro deve ter um número maior de dias secos e a chuva deve ficar abaixo do esperado.

Diário do Sul