Geral

Câmara aprova projeto que prevê pagamento proporcional em pedágios

A proposta já aprovada no senado vai à sanção presidencial

Divulgação

A Câmara dos Deputados aprovou hoje (6), por 276 votos a 90, o Projeto de Lei (PL) 886/21 que autoriza a implantação de sistema eletrônico de livre passagem em pedágios, com identificação automática dos usuários, conhecido como free-flow. A proposta, que já havia sido aprovada pelo Senado em março, vai agora à sanção presidencial.

O sistema free-flow funciona por meio de equipamentos de identificação e classificação veicular capazes de verificar, nos locais onde estejam instalados, quais são os veículos que por ali passam e quais as características. Com isso, não é necessário que o motorista tenha que parar na praça de pedágio para efetuar o pagamento da tarifa.

De acordo com o projeto a adoção desse sistema vai possibilitar o pagamentos de tarifas que “guardem maior proporcionalidade com o trecho da via efetivamente utilizado”. Pela proposta, caberá ao Poder executivo regulamentar esse tipo de sistema.

“O Contran [Conselho Nacional de Trânsito] estabelecerá os meios técnicos, de uso obrigatório, para garantir a identificação dos veículos que transitarem por rodovias e vias urbanas com cobrança de uso pelo sistema de livre passagem”, diz o projeto.

O novo sistema valerá para os novos contratos de concessão de rodovias. Para os contratos de concessão em curso nos quais não seja possível implementar o sistema de livre passagem, a regulamentação deverá prever a possibilidade de celebração de termo aditivo para viabilizar a concessão de benefícios tarifários a usuários frequentes.

O projeto modifica ainda a Lei 10.233/01, que dispõe sobre a reestruturação dos transportes aquaviário e terrestre, para prever que o sistema de cobrança do pedágio seja proporcional ao trecho da via efetivamente utilizado.

Com informações da Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Campanha solidária mobiliza apoio para custear tratamento de adolescente de Içara com doenças autoimunes

Cassiane Alegre da Cunha, de 13 anos, foi diagnosticada com lúpus e alopecia areata e precisa de acompanhamento médico contínuo e medicamentos de alto custo.

Içara realiza capacitação sobre direitos da pessoa com deficiência e combate ao capacitismo

Atividade foi realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONEDE-SC).

Caravaggio quer definir novo técnico até quarta-feira

Presidente Victor Spilere diz que diretoria avalia nomes após saída de Gabriel Carvalho para o Sub-20 do Goiás.

Rotary Club de Lauro Müller promove treinamento de primeiros socorros para membros e familiares

Capacitação foi realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros e abordou procedimentos para agir em situações de emergência.