Política

Câmara cria “Medalha Vereadora Dilma do Espírito Santo”

Medalha será concedida às pessoas que tenham se destacado nas áreas cultural, política, desportiva, empresarial e de prestação de serviços ou ação social no município de Lauro Müller.

O vereador Julio César Cardoso (PP), assumiu a cadeira na Câmara mostrando a que veio na sessão de abertura dos trabalhos do legislativo municipal na noite desta segunda-feira (6). Primeira ação do novo vereador progressista foi apresentar Projeto de Resolução que cria a Medalha Vereadora Dilma do Espírito Santo, com a finalidade de homenagear pessoas que tenham se destacado nas áreas cultural, política, desportiva, empresarial e de prestação de serviços ou ação social no município de Lauro Müller.

Após acordo de lideres, a matéria foi submetida a apreciação do plenário da Casa, sendo aprovada por unanimidade.

A medalha será concedida em sessão solene realizada na semana alusiva ao nascimento da primeira vereadora de Lauro Müller, Professora Dilma do Espírito Santo, 10 de julho, às personalidades previamente referendadas pelo Plenário da Câmara Municipal de Lauro Müller.

As concessões da honraria deverão ser apreciadas pelo Plenário quando da realização da última sessão ordinária do mês de julho de cada ano para entrega na mesma Sessão Legislativa.

A outorga da medalha obedecerá à indicação de uma personalidade por Vereador e uma do Chefe do Poder Executivo Municipal, a cada ano.

A medalha terá o formato circular com seis centímetros de diâmetros e será confeccionada em metal na cor bronze contendo ao centro do verso a esfinge de Dilma do Espírito Santo, contornada em sua borda pela inscrição “Medalha Dilma do Espírito Santo” e no centro seu reverso os símbolos do Poder Legislativo e do Brasão Municipal, com a inscrição do nome do homenageado, do nome do vereador autor, ano e contornada em sua borda com a inscrição “Pelos relevantes serviços prestados ao nosso Município – Lauro Muller”.

Homenageada

Além de ter sido a primeira mulher a ocupar a função de vereadora no município de Lauro Müller, Dilma do Espírito Santo, foi Diretora da Escola Básica Emilia Mamede Soares, de Barro Branco, responsável pelo aprendizado de centenas de alunos de sua época, idealizadora e corresponsável pela construção do novo prédio da escola que dirigiu.

Seu destaque na comunidade a levou a Câmara Municipal de Vereadores, sendo eleita vereadora para a legislatura de 1957 a 1962, num período onde a presença de uma figura feminina na política era atípica no País.