Poder Legislativo

Câmara de Cocal do Sul homenageia alunos do Cala Apae no Dia Municipal de Prevenção das Deficiências; VEJA VÍDEO

Estudantes apresentaram um livro com orientações para o planejamento familiar. Sessão legislativa ainda foi marcada pela votação a aprovação de oito indicações e dois requerimentos.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

Os vereadores de Cocal do Sul homenagearam, durante a sessão legislativa desta terça-feira (21), os alunos do Cala Apae, em alusão ao Dia Municipal da Prevenção das Deficiências. Um livro com orientações e informações sobre planejamento familiar foi apresentado aos apresentes.

A fonoaudióloga e coordenadora do programa da instituição, Tatiane Monteiro, comentou sobre o projeto e agradeceu pelo apoio. “ Estas ações fazem parte do programa Prevenir e, dentro dele são realizadas ações anualmente. Durante a capacitação de professores surgiu a iniciativa de levar informações de como prevenir as deficiências a partir de um livro”, comenta.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

A obra conta com o texto de Davi Jung e ilustrações de Giovana Thietro Citadin que leram aos presentes, trechos da história. “Já abordamos esse tema em palestras para adolescentes. Agora queremos levar às crianças essas informações e também as suas famílias”, destacou Tatiane.

“Tenho muito orgulho de falar sobre a Apae. Possui uma equipe de educadores e demais profissionais, juntamente com a diretoria, que sempre se dedica. Procura sempre o melhor para o seu educando. Estão de parabéns por mais esta grande iniciativa”, comenta a presidente da Câmara, a vereadora Roseny Citadin Barbosa, a Nega (MDB). Os demais vereadores parabenizaram pela obra literária e acompanharam a leitura juntamente com os alunos.

Segundo informações, 70% das deficiências podem ser prevenidas com cuidados básicos.

Veja vídeo

Vereadores cobram prestação de contas de obras reformas em parques, academias e cursos

Três requerimentos cobraram a prestação de contas e informações sobre a realização de obras, reformas e realização de cursos em Cocal do Sul. O primeiro deles foi apresentado pelo vereador Adriano Possamai Della (PSDB). O pedido é que o Governo Municipal envie para a Câmara a relação de todas as empresas ganhadores de licitações em todos os setores da prefeitura, incluindo valores, produtos e serviços a partir de junho de 2017. “Temos que saber dos gastos da prefeitura”, completou.

Já o vereador Marcel Freitas (PSDB) quer informações sobre os valores investidos em manutenções de academias públicas e parques infantis. O requerimento inclui ainda a indicação de quais estruturas receberam as melhorias. ” Estamos sendo cobrados pela manutenção destas academias. Quero ver o que foi investido nesse período de manutenção”, enfatiza. “Alguns parques estão danificados e enferrujados. Cobramos no ano passado esta situação. Que as crianças tenham onde brincar”, defendeu o vereador Érik Pereira Zeferino (PC do B).

Por fim, o vereador Agenor Benatti Pedroso (PDT) requereu informações sobre quais instituições de ensino e servidores que participaram do curso de primeiro socorros. Segundo Pedroso, a medida foi aprovada recentemente pela Câmara. “Aproximadamente 45 dias se passaram da aprovação do projeto que possibilita a participação dos servidores de creche e unidades escolar no curso. Quero saber também quais unidades estão participando e o nome dos funcionários”, alegou.

Vereadora sugere capacitação para atender pacientes com problemas emocionais

Entre as indicações da sessão, a vereadora Giovana Galato Santa Rosa (PP) sugeriu a disponibilidade de capacitação aos profissionais da rede de atenção básica voltado à saúde mental.  “Já fiz essa indicação no ano passado e esse curso serviria como ferramenta de apoio para os profissionais lidarem com os pacientes. Se tem algum problema familiar, muitas vezes essas pessoas procuram os profissionais de saúde. O uso de medicamentos também poderia ser controlado nestes casos”, defende.

Barroso se despede sugerindo ações para a saúde

O suplente de vereador José Ricardo de Aguiar, o Barroso (PP) se despediu da vaga de vereador indicando duas ações voltadas ao atendimento da população no setor da saúde. A primeira é a aquisição de um carro para cadeirante para atuar na área da saúde. “A cidade não tem carro para cadeirante. Pacientes são carregados no colo. Como sobram valores no fim do ano na Câmara, parte dele poderia ser voltado a aquisição deste veículo”, comenta.

Já a outra, sugere a criação de uma base de Samu ou profissional da instituição para a cidade. “Vi uma menina ficar com o rosto ao menos 20 minutos no asfalto quente durante um acidente. Ninguém podia socorrê-la. A sugestão é que tenha um profissional na cidade para os atendimentos iniciais em casos de acidente. Uma pessoa credenciada para fazer este primeiro atendimento”, finalizou Barroso.

Vereador solicita equipamentos para coletores de lixo adequados para dias de chuva

A indicação é do vereador Adriano Possamai Della. Entre os itens, as capas de chuvas e calçados. “Só falta a disponibilidade para estes trabalhadores terem mais segurança durante o trabalho em dias frios e chuvosos”, finalizou.

  • 6004fbf3-1231-41d8-99f4-1e0b3cc21f17
  • 8e4b2360-8ad6-450b-aa50-dee4f94e08aa
  • ff351339-0077-431e-9e45-440f65a91862
  • d0b7c145-9ec7-4094-a536-1ba1f5408ca3
  • 7ff32c97-2d05-450b-99c5-9b42bb4cbd3a
  • e4d209ff-81a3-4829-adb4-6bc8f87aaa5b
  • 6cbe22f1-7eec-4cf7-80ad-7e84eb0f08b0
  • e4d209ff-81a3-4829-adb4-6bc8f87aaa5b
  • 4f7232a5-1e81-42c4-90f8-80fb67157a3d
  • 049b362c-7929-4489-8a8b-b95e00d18e27
  • 81d1aa36-27b0-4dbb-a159-dfa240bdef44

Expediente da 27ª Sessão Ordinária 0027/2018

” Projeto de Emenda a Lei Orgânica  Nº.02/18. Inclui a subseção I a Seção II do Capítulo V da Lei Orgânica Municipal para instituir o orçamento impositivo.  
 
Requerimento Nº. 29/18. Autoria. Adriano Possamai  Della. Que o poder Executivo envie a essa Casa Legislativa as seguintes informações : relação de todas as empresas ganhadoras de licitações de todas as áreas da prefeitura e quais valores, produtos e serviços licitados de junho de 2017 até a presente data.
Requerimento Nº. 32/18. Autoria. Marcel Freitas. Que o Poder Executivo através do órgão competente envie a essa Casa Legislativa para questão de informação, o valor  que foi investido em manutenção,  nas academias  públicas e parques infantis.Quais academias e parques infantis receberam manutenção? período: 01/01/2013 até a presente  a data.
Requerimento Nº. 33/18. Autoria. Agenor Benati Pedroso. Que o Poder Executivo através da secretaria de educação  envie a essa Casa Legislativa para questão de informação: a relação de todas as instituições de ensino e quais funcionários estão fazendo o curso de 1ºs  socorros. 
 
Indicação Nº. 165/18. Autoria: Adriano Possamai Della.Que o Poder Executivo viabilize a construção de um ginásio de esportes no bairro Jardim Elizabeth, haja visto que o bairro é o maior do nosso município.
 
Indicação Nº. 173/18. Autoria: Giovana Galato Santa Rosa. Que o Poder Executivo junto com as secretarias competentes avaliem a possibilidade de disponibilizar um curso de atualização em saúde mental para capacitar os profissionais da rede da atenção básica.
 
Indicação Nº. 176/18. Autoria: José Ricardo de Aguiar. Que o Poder Executivo através dos órgãos competentes viabilize  a aquisição de um carro  para cadeirante para atuar na área da saúde.
  
Indicação Nº. 177/18. Autoria: José Ricardo de Aguiar. Que o Poder Executivo através dos órgãos competentes viabilize  a criação de um SAMU Voluntário.
 
Indicação Nº. 178/18. Autoria: José Ricardo de Aguiar. Que o Poder Executivo através dos órgãos competentes viabilize  a pintura das faixadas da arquibancada do Campo Municipal Valmor Mário Guollo com as cores da bandeira do município.
 
Indicação Nº. 179/18. Autoria. Marcel Freitas. Que o Poder Executivo através dos órgãos competentes, nesse caso específico o SAMAE, possa acrescentar no boleto de cobrança,  o número da ouvidoria e o site do órgão regulador.(CISAM-SUL)
 
Indicação Nº. 180/18. Autoria. Marcel Freitas. Que o Poder Executivo através dos órgãos competentes, faça-se um estudo, e que se torne lei, que toda a terraplanagem, ou abertura de novos loteamentos, a primeira coisa a se fazer, seria ter a liberação de um Hidrogeologo. 
 
Indicação Nº. 181/18. Autoria. Adriano Possamai Della. Que o Poder Executivo através do órgão competente,  fiscalize o uso de equipamentos de segurança dos servidores públicos municipais em sua área de atuação e forneça capas de chuvas e calçados adequados para servidores a serviços em dias de chuvas, em especial aos garis na coleta de lixo .”  

Notícias Relacionadas

Confira 7 sugestões de presentes tecnológicos e acessórios de celulares para o Natal

VEJA VÍDEO - Os produtos são bastante procurados pelos clientes e estão disponíveis na LC Celulares de Cocal do Sul e Urussanga.

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.

Dubai Residence surpreende ao ser entregue com seis meses de antecedência em Cocal do Sul

Construtora e incorporadora GALLIFONTANELLA prezou por requinte, qualidade e diferenciais únicos na construção do novo empreendimento. Inauguração ocorreu nesta sexta-feira (14)

Cocal do Sul assina convênio com Unibave para castração de 30 animais de rua por mês

O objetivo é controlar o crescimento populacional de cães e gatos