Poderes Municipais

Câmara de Cocal do Sul inicia ano cobrando ações para evitar alagamentos na cidade

Presidente Erik Pereira Zeferino (PC do B), solicitou informações ao Governo Municipal, de projetos e gastos das obras de contenção de cheias em bairros da cidade. Ex-procurador da prefeitura, Diórgenes Castagnel é o novo assessor jurídico da Câmara

Fotos: Adriano Ghellere/Sul in Foco

A primeira sessão legislativa da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul aconteceu na última terça-feira (05) e foi marcada pela cobrança de ações do Governo Municipal perante os alagamentos na cidade e o início dos trabalhos sobre a presidência Erik Pereira Zeferino (PC do B). Na oportunidade, o ex-procurador do Governo Municipal, Diórginis Castagnel, foi apresentado como o novo assessor jurídico da casa.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul in Foco

“Meu trabalho será diferenciado neste ano e vamos continuar fazendo o melhor pela população. Quando se fala em união, ela tem que existir, entre entre os poderes. Mas, quando não há o respeito do Governo Municipal à Câmara, não se tem uma harmonia e união. Não importa o partido, mas sim a população. Como vereador da cidade e atual presidente da câmara, afirmo que, a falta de respeito e consideração pelos vereadores é muito grande. Não fui chamado e acredito que nenhum vereador aqui foi consultado ou convidado para alguma reunião de emergência em função das chuvas”, afirmou Érik.

Foram apresentadas 35 indicações pelos vereadores na primeira sessão do ano, sendo grande parte, solicitando melhorias e sugerindo ações para os casos de alagamentos na cidade. Apenas 15 delas entraram em discussão e votação.

Na Tribuna Livre, os vereadores Luiz Henrique Bittencourt (PP), Adriano Possamai Della (PSDB), Marcel Freitas (PSDB) e o próprio Erik se pronunciaram.

Pedido de informações de obras e do Samae

O presidente Erik apresentou um requerimento verbal solicitando planilhas de custos e projetos das obras de contenção de alagamentos que acontecem na cidade, em especial no bairro Jardim Elizabeth. Já na Rua Paulino Búrigo (Centro) e melhorias próximo à ponte do bairro Guanabara, planilhas com previsão de custos.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul in Foco

“Algumas pessoas vieram me questionar sobre estas obras. No Jardim Elizabeteh, os moradores pediram ao Governo Municipal que não realizassem a obra da forma que fizeram, alertando que não acabaria com o problema. A drenagem foi incapaz de dar vazão ao grande volume da água da chuva. Foi solicitado a construção de galerias, mas descartado. Na Rua Paulino Búrigo (Centro) também fui cobrado pelos moradores e lojistas. Eles não conseguiram ver o projeto e espero ter acesso a este documento”, destacou Erik.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul in Foco

Já o vereador Marcel quer uma prestação de contas do Samae entre os anos de 2013 e 2018. Segundo ele, é uma forma de conhecer o quanto foi destinado para a autarquia e onde foram investidos os recursos na cidade.“Geralmente fechamos os olhos e deixamos de fiscalizar as autarquias e, realmente quero ver. Fomos questionados sobre isso. Já tínhamos conversado que solicitaria isso. Quero algo simples neste primeiro momento e depois, com os números em mãos, realizaremos uma análise aprofundada do que é feito e investido no Samae de Cocal do Sul”, comentou Marcel.

Ainda na oportunidade, ficou definido que o diretor da autarquia será convidado para prestar esclarecimento junto à Càmara nos próximos dias.

O novo, mas já conhecido advogado da Câmara

Fotos: Adriano Ghellere/Sul in Foco

Diórginis Castagnel é natural de Criciúma e viveu boa parte de sua infância e adolescência em Cocal do Sul. Atuando há mais de 14 anos na advocacia, Castagnel atuou por 4 anos como procurador na Prefeitura Municipal de Criciúma e, em 2017, no Governo Municipal de Cocal do Sul.

Após deixar o cargo, aceitou o convite do presidente Erik em assumir o cargo de assessor jurídico no Poder Legislativo de Cocal do Sul. “É um prazer profissional e gratificante poder ter a experiência de passar por todas as esferas de poderes da república, sendo que já atuei também na assessoria do Poder Judiciário de Santa Catarina, passando pelo Poder Executivo e agora no Legislativo. Frente à Câmara, atuarei de forma técnica, respeitando a constituição, legalidade e a moralidade pública”, enfatizou Castagnel.

Expediente da 01ª Sessão Ordinária realizada no dia 05 de fevereiro de 2019

Requerimento Nº. 02/19. Autoria: Marcel Freitas. Que o Poder Executivo através dos órgãos competentes envie a essa Casa Legislativa para questão de conhecimento e informação, a prestação de contas do SAMAE. período: 01/01/2013 até 31/12/2018 a) o valor de receita, despesas, e saldo final, seja ele positivo ou negativo, separados ano a ano. 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018.

Indicação Nº. 01/19. Autoria. Agenor Benati Pedroso (PDT). Que o poder executivo através da secretaria competente viabilize a construção de um campo de futebol suiço nas imediações do bairro Jardim Elizabeth.

Indicação Nº. 09/19. Autoria. Richardson Vieira (PDT). Que o poder executivo através da secretaria competente viabilize as seguintes melhorias no bairro Cristo Rei: instalação de uma boca de lobo na Avenida Mário Guollo próximo as casas número 200 à 214, e uma na rua Kleinubing próximo à casa número 698.

Indicação Nº. 10/19. Autoria. Richardson Vieira (PDT). Que o poder executivo através da secretaria competente viabilize a construção de mais drenagem nas ruas Vincensa D. C. Candiotto, rua Mato Grosso, rua Ipanema, rua Pedro Alvares Cabral e rua Itália no bairro Vila Nova para maior escoamento das águas.

Indicação Nº. 11/19. Autoria. Richardson Vieira (PDT). Que o poder executivo através da secretaria competente viabilize a construção de mais bocas de lobo na Rua Jacinta Redivo no Bairro Alphaville, bem como análise do engenheiro da prefeitura para melhoras no escoamento de água que atravessa a SC para o Bairro Cristo Rei e São Joao.

Indicação Nº. 15/19. Autoria. Adriano Possamai Della (PSDB). Que o poder executivo através da secretaria de obras viabilize a limpeza em todos as bocas de lobo do município e comece pelos bairros mais atingidos: Jardim Elizabeth, Jardim Itália, Cristo Rei e Vila Nova.

Indicação Nº. 16/19. Autoria. Adriano Possamai Della (PSDB). Que o poder executivo através da secretaria competente faça a pavimentação nas estradas rurais da Linha Ferreira Pontes.

Indicação Nº. 17/19. Autoria. Adriano Possamai Della (PSDB). Que o poder executivo através da secretaria competente viabilize a pavimentação da estrada rural de Rio Comprudente.

Indicação Nº. 20/19. Autoria. Marcel Freitas (PSDB). Que o poder executivo, juntamente com os órgãos competentes, construa calçadas de acessibilidade urbana na rua São Jorge, no Bairro Cristo Rei.

Indicação Nº. 21/19. Autoria. Marcel Freitas (PSDB) Que o poder executivo, juntamente com os órgãos competentes, adquira uma rede de proteção, para ser utilizada às vezes que forem efetuados os serviços de roçadas em nosso município.

Indicação Nº. 26/19. Autoria. Marcel Freitas (PSDB). Que o poder executivo, juntamente com os órgãos competentes, faça um estudo para ampliar o atendimento médico no pronto atendimento.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul in Foco

Indicação Nº. 27/19. Autoria. Roseny Cittadin Barbosa (MDB). Que o poder executivo através da secretaria de obras e samae executem a recuperação na margem do rio na rua Raul Pompéia ao lado do centro de eventos, no bairro Jardim Itália.

Indicação Nº. 28/19. Autoria. Roseny Cittadin Barbosa (MDB). Que o poder executivo através da secretaria de obras agilize a conclusão da obra que está em andamento na rua João Dajori em frente ao mercado do senhor Jaime no bairro Jardim Itália.

Indicação Nº. 29/19. Autoria. Roseny Cittadin Barbosa (MDB). Que o poder executivo através da secretaria de obras e samae inicie um mutirão de limpeza nos bairros do município e que restaure as ruas que estão deterioradas no município.

Indicação Nº. 30/19. Autoria. Giovana Galato Santa Rosa (PP). Que o poder executivo, avalie a possibilidade de realizar a limpeza dos bueiros e dos rios da cidade.

Indicação Nº. 31/19. Autoria. Giovana Galato Santa Rosa (PP). Que o poder executivo junto com a secretaria de obras avalie a possibilidade melhorar a drenagem e limpeza dos bueiros da Rua Jacinto Redivo no Bairro Horizonte, assim como na Rua Horizonte no Bairro Jardim Elizabeth.”

Notícias Relacionadas

Confira 7 sugestões de presentes tecnológicos e acessórios de celulares para o Natal

VEJA VÍDEO - Os produtos são bastante procurados pelos clientes e estão disponíveis na LC Celulares de Cocal do Sul e Urussanga.

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.

Dubai Residence surpreende ao ser entregue com seis meses de antecedência em Cocal do Sul

Construtora e incorporadora GALLIFONTANELLA prezou por requinte, qualidade e diferenciais únicos na construção do novo empreendimento. Inauguração ocorreu nesta sexta-feira (14)

Central Park Residence: empreendimento conceito em qualidade de vida é lançado em Cocal do Sul

Apartamentos com amplo espaço, áreas de lazer diferenciadas e o melhor custo-benefício da cidade se mesclam ao requinte e sofisticação proposto pela construtora e incorporadora GALLIFONTANELLA.