Poder Legislativo

Câmara de Lauro Müller homenageia policiais militares por ato de heroísmo em ocorrência

A Galeria do Plenário voltou a receber o público em até 30% dos acentos e com todas as providencias contra a contaminação do Coronavírus, conforme determinação do Ministério da Saúde.

Divulgação

Com o emprego de técnicas policiais militares, os PPMM Eduardo e Ederson, iniciaram um diálogo com mulher suicida evitando que consumasse o ato. O Poder Legislativo de Lauro Müller, tem a honra de aplaudir policiais.

A Reunião ordinária desta segunda-feira (28), iniciou as 19hrs sob presidência do Vereador Manoel Jades Isidoro, com a Galeria do Plenário aberta ao público em até 30% dos acentos e com todas as providencias contra a contaminação do Coronavírus, conforme determinação do Ministério da Saúde. Todos os vereadores estiveram presente.

Expediente

Projeto de Lei Ordinária nº 34/2020do Executivo:
“DISPÕE SOBRE ALTERAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL – PPA 2018-2021 PELA INCLUSÃO DE UMA NOVA AÇÃO E CATEGORIA ECONÔMICA”.

Projeto de Lei Ordinária nº 35/2020do Executivo:
“DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA DO MUNICÍPIO DE LAURO MÜLLER, PARA O EXERCÍCIO DE 2021 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Projeto de Lei Ordinária nº 36/2020 de autoria do Vereador Ronaldo da Silva:
“DENOMINA RUAS NO LOTEAMENTO BENEDET, NO BAIRRO QUILÔMETRO UM, MUNICÍPIO DE LAURO MÜLLER E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Indicações

Nº 133/2020 do Vereador Hélio Luiz Bunn, pavimentar com lajotas a estrada que dá acesso a propriedade do Senhor Edgar Citadin, em Quilômetro Cento e Sete. Justificativa: Esta estrada dá acesso a diversos moradores e a dois aviários de propriedade do Senhor Edgar. A pavimentação da mesma é de suma importância para aquela comunidade.

Nº 137/2020 do Vereador Pedro Luiz Machado, Providenciar limpeza de terrenos e lotes baldios de proprietários particulares que não os mantêm limpos e roçados, com cobrança futura no IPTU em conformidade com Lei constante no Código de Obras do município.

Nº 138/2020 do Vereador Manoel Leandro Filho, resolver problema de material depositado na Estrada Geral de Santa Rosa, no local conhecido por Morro dos Nesi. Justificativa: A estrada foi encascalhada recentemente, porém o cascalho por ser com muitas pedras, impede o tráfego dos veículos, especialmente na curva onde residia a Senhora Sunta Ceron.

Requerimentos

Nº 45/2020 dos Vereadores Hélio Luiz Bunn, Ema Hofmann Benedet, José Cambruzzi, Luciano Leodato, Manoel Leandro Filho e Pedro Luiz Machado, envio de ofício aos Ilustríssimos Doutores José Everaldo da Silva, Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, Fernando da Silva Comin, Procurador-Geral de Justiça e Fábio de Souza Trajano, Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, solicitando informações a respeito da “OPERAÇÃO SEGUINDO O RASTRO”, realizada no Município de Lauro Müller no dia 02 de Dezembro de 2019, pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) e Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO).

Este pedido dá-se em razão do fato de que já se passaram mais de 9 (nove) meses do início da operação e até este momento não se sabe de forma mais específica quais os fatos que causaram o afastamento do Prefeito Municipal, Valdir Fontanela, isso por 100 (cem) dias.

O Prefeito Municipal, após conseguir decisão judicial favorável e retornar ao Executivo Municipal, em ato de grande pompa, com várias pessoas e Prefeitos da Região, disse: “Ninguém cuidou mais do dinheiro público [de Lauro Müller] do que eu nesses últimos três anos”, conforme se observa na reportagem (link abaixo).

Ainda, sempre que pode o Prefeito Municipal continua a afirmar que nada fez de errado, isso em conversas pessoais, em entrevistas nas rádios locais, jornais, reuniões, enfim, sempre que o assunto vem à tona.

No mesmo sentido caminham as falas de seus Secretários, Cargos de Confiança, Apoiadores e até de Colegas Vereadores, que apoiam sua administração.

Neste contexto, não se tendo qualquer notícia de AÇÃO CIVIL PÚBLICA e ou AÇÃO PENAL promovidas em face do Prefeito Municipal ou de qualquer pessoa até este momento, isso em razão do resultado da operação deflagrada em dezembro/2019, ainda, existindo SIGILO sobre as investigações, ficam os Lauromüllenses impedidos de terem amplo conhecimento dos fatos que motivaram o afastamento do chefe do Poder Executivo Municipal, o que acaba gerando inúmeras dúvidas a população em razão da real necessidade do afastamento do Prefeito Municipal e da própria operação realizada no final do ano passado.

Ilustre Subprocurador, temos visto que em várias operações realizadas pelo Estado, inclusive, aquela que envolve o próprio Governo do Estado de Santa Catarina, no caso dos respiradores, ainda, mais recentemente operação realizada no Município de Major Vieira, em todas os sigilos das operações foram levantados, conforme noticiado pela imprensa (Iinks abaixo).

Sendo assim, afim de dar mais TRANSPARÊNCIA aos fatos ocorridos em nosso município, solicitamos informações a respeito da “OPERAÇÃO SEGUINDO O RASTRO”, se possível com o levantamento do sigilo e o envio de cópia integral de tudo que os responsáveis pela operação levantaram até este momento.

Ressaltamos que o objetivo deste pedido é trazer aos vereadores do município de Lauro Müller, representantes do povo no Poder Legislativo, informação e conhecimento real sobre os fatos que motivaram a operação deflagrada e o afastamento do Prefeito Municipal das suas funções por 100 dias, dando a tudo TOTAL TRANSPARÊNCIA.

Moções

Nº 15/2020 do Vereador Pedro Luiz Machado, Moção de Aplausos aos policiais militares do Destacamento da PM de Lauro Müller, Eduardo Vieira e Ederson Manoel, pelo excepcional e relevante serviço prestado a sociedade, quando na madrugada do dia 15 de setembro do corrente ano, conseguiram evitar que uma senhora cometesse suicídio, pulando da ponte Miro Mendes, próximo ao Fórum de Justiça.

De acordo com o relato dos policiais heróis, a ocorrência foi reportada a Central de Emergências da PM, e para evitar pânico na mulher os policiais acharam por bem deixar a viatura distante do local e chegar a pé.

Com o emprego de técnicas aprendidas durante o treinamento policial, Eduardo e Ederson, iniciaram um diálogo com a mulher para chamar a sua atenção e desta forma poderem agir de maneira segura e evitar que ela se atirasse da ponte.

Diante da situação delicada e de auto risco, os policiais mesmo sob pressão, pois a mulher poderia pular a qualquer instante, agiram com tranquilidade e após alguns minutos de conversa Eduardo Vieira conseguiu agarrar a mulher enquanto era distraída pelo seu colega de farda Ederson Manoel.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a ação eficaz dos dois policiais e o abraço que ambos deram na mulher após terem logrado êxito na operação de resgate.

Pelo ato de heroísmo empregado nesta ocorrência e pela sensibilidade dos policiais para com a mulher que enfrenta uma grave depressão, o Poder Legislativo de Lauro Müller, tem a honra de aplaudir os soldados PM Eduardo Vieira e Ederson Manoel. A Moção 15/2020 foi aprovada por unanimidade.

Ordem do dia

Em 2ª discussão e votação do Projeto de Emenda a Lei Orgânica nº 2/2020 de autoria de Ema Hofmann Benedet, Hélio Luiz Bunn, José Cambruzzi, Luciano Leodato, Manoel Leandro Filho, Pedro Luiz Machado:

“Dispõe sobre a alteração da Lei Orgânica Municipal e dá outras providências”.

Ouça a seguir:

Notícias Relacionadas

Eleições 2020: PL define pré-candidato a vice-prefeito e candidatos a vereadores de Lauro Müller

O partido realizou convenção na noite de sexta-feira (11).

Vereadores são informados que CDL não usará recurso público para a campanha Compre de Orleans

Em sessão nesta segunda-feira (12), os vereadores ainda aprovaram a concessão de alvará para extração de mineral caulim e questionaram os serviços do estacionamento rotativo

Câmara de Vereadores sugere aulas para jovens e adultos sem estudos em Cocal do Sul

Outras três indicações foram votadas e aprovadas. Na próxima segunda (22), tem sessão extraordinária para votação das diretrizes da Lei Orçamentária de 2019.

Em duas sessões no mesmo dia, vereadores de Orleans discutem sobre a Rua Albina Feltrin Bussolo

Vereadores ainda aprovaram o envio de Moção de Repúdio ao Governador Carlos Moisés por causa do corte de incentivos fiscais aos defensivos agrícolas.