Poder Legislativo

Câmara de Vereadores de Cocal do Sul em apoio aos caminhoneiros na mobilização nacional

Ao longo dos 10 dias de manifestos, as lideranças participaram de manifestações regionais. A causa foi lembrada em sessão legislativa.

Fotos: Adriano Ghellere/ Sul In Foco

A greve dos caminhoneiros finalizou em grande parte do país e ao longo dos 10 dias de mobilizações, os vereadores de Cocal do Sul se solidarizaram com a causa, participando de manifestos com a classe e o comércio da cidade. O assunto foi tratado na última sessão legislativa de terça-feira (28), que contou com bandeiras do Brasil e o Hino Nacional Brasileiro.

“Eles já mostraram sua revolta contra a classe política desse pais tão rico e tão mal administrado. Não é o caminhoneiro que leva o caos ao pais e sim os políticos. Estamos vivendo um momento muito preocupante. Todos nós vamos pagar a conta e receio com a possibilidade de demissões em empresas e no comércio em geral”, lembra o vereador Richard Vieira (PDT), que além de comerciante também foi caminhoneiro por 7 anos.

Ainda segundo Vieira, Cocal do Sul possui 464 caminhões e cavalinhos emplacados. O levantamento foi realizado junto aos despachantes da cidade, demonstrando o quanto a classe é importante no município.

Vereadores Henrique e Nega – Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

A presidente do Legislativo, Roseny Citadin Barbosa, a Nega (PMDB), destacou que o momento é de reflexão e tomada de ações perante a realidade no país. “Temos que nos unir e reivindicar um país melhor e menos desigual. Quero parabenizar a todos que participaram do movimento. Não é só pelo combustível, mas por tudo o que estamos vivendo e, principalmente os impostos elevados”, enfatizou Nega.

Vereador Pedroso discursa – Foto: Adriano Ghellere/ Sul In Foco

“É revoltante como o brasileiro é ganancioso. Ele pensa só em si. Na hora de abraçar essa causa, não valorizam e algumas pessoas pensam apenas em si. A crise vai começar agora. Fico triste com essas pessoas que se dizem brasileiras, mas que se aproveitam da oportunidade”, comenta o vereador Agenor Pedroso, durante o uso da tribuna.

Em Cocal do Sul, foram duas manifestações ao longo da semana. Na primeira delas, a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL convocou comerciantes e demais lideranças para definir as ações. Novamente, os vereadores se mobilizaram na iniciativa. “Os caminhoneiros estão lutando por algo maior que é a dignidade do povo brasileiro. É a única classe que pode parar o Brasil”, lembrou o vereador Marcel Freitas (PSDB).

Racionamento momentâneo

Os vereadores analisaram e votaram ainda durante a sessão legislativa, o Projeto de Lei que autorizava o Governo Municipal participar do empréstimo de insumos entre os municípios da região, com combustível.

O objetivo era manter o funcionamento de setores essenciais do serviço público municipal. Em caráter de urgência, os vereadores votaram e aprovaram à medida que deverá ser descartada em função da normalização do abastecimento em todo o país. “Esse combustível e insumos que serão trocados é realmente uma parceria, atendendo principalmente os setores da saúde e segurança”, destacou a vereadora Nega.

Com a normalização do abastecimento, o Governo Municipal pode descartar tal medida aprovada urgentemente.

Dinheiro para associações e câmeras para as ruas

Foto: Adriano Ghellere/Sul in Foco

O vereador Tiago Silva (PSDB) concluiu sua passagem de 15 dias pela Câmara de Vereadores. Adriano Possamai Della (PSDB) retorna à sua vaga, ocupada até então pelo suplente.

Durante a última sessão, Tiago apresentou uma indicação sugerindo o repasse de R$ 15 mil para cada associação de moradores como ajuda financeira. Os recursos teriam origem das economias da Câmara de Vereadores no final do ano, mediante a regularidade de associação. “Em 2013, eu era presidente da Associação de Moradores da Vila Nova e aconteceu esse repasse. Foi de grande ajuda esse valor. No final do ano, poderia haver novamente”, defendeu o vereador.

Outra iniciativa, seria a instalação de câmaras de videomonitoramento em cada rua. “Se todo ano pouparmos um pouco, cada rua terá uma câmera na entrada para coibir roubos e outros crimes”, comentou Tiago.

As indicações tiveram aprovação unânime.

  • IMG_6297 (Copy)
  • IMG_6292 (Copy)
  • IMG_6310 (Copy)
  • IMG_6304 (Copy)
  • IMG_6300 (Copy)
  • IMG_6309 (Copy)
  • IMG_6301 (Copy)
  • IMG_6295 (Copy)

Confira o Expediente da 15ª Sessão Ordinária 0177/2018

” Mensagem  do Executivo encaminhando Projetos de  Lei:

PE nº. 16/18. Dispõe sobre a remoção de veículos abandonados ou estacionados em situação que caracterize seu abandono em vias e locais públicos.

PE nº. 17/18. Autoriza o chefe do Poder Executivo a receber por empréstimo bem como ceder a outras entidades e municípios, medicamentos, material médico e insumos, bem como combustível necessário à realização de atividades essenciais à saúde e segurança pública, decorrentes do desabastecimento ocorrido em consequência da paralisação do transporte de cargas, e dá outras providências.

Mensagens do Executivo em resposta aos Requerimentos Nº. 03 e 20/18.

Indicação Nº. 122/18. Autoria. Tiago da Silva. Que a Câmara avalie a possibilidade disponibilizar o valor de R$ 15.000,00 para cada associação de moradores com as documentações em dia com as sobras da Câmara, para que bairro invista da melhor maneira para sua comunidade, prestando contas de tudo que foi empregado com este valor

Indicação Nº. 123/18. Autoria. Tiago da Silva. Que a Câmara de vereadores, avalie a possibilidade de investimentos na compra de câmeras de segurança, para implantação nas entradas de cada rua nos bairros do município.”
 

 

Notícias Relacionadas

Confira 7 sugestões de presentes tecnológicos e acessórios de celulares para o Natal

VEJA VÍDEO - Os produtos são bastante procurados pelos clientes e estão disponíveis na LC Celulares de Cocal do Sul e Urussanga.

Cocal do Sul assina convênio com Unibave para castração de 30 animais de rua por mês

O objetivo é controlar o crescimento populacional de cães e gatos

Dubai Residence surpreende ao ser entregue com seis meses de antecedência em Cocal do Sul

Construtora e incorporadora GALLIFONTANELLA prezou por requinte, qualidade e diferenciais únicos na construção do novo empreendimento. Inauguração ocorreu nesta sexta-feira (14)

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara