Geral

Câmara de Vereadores de Criciúma vai reunir presidentes dos Legislativos da Amrec e da Amesc

Mais uma grande movimentação já está sendo programada para arrecadar assinaturas em prol da saúde. Para ganhar mais força o presidente do Legislativo de Criciúma, Itamar da Silva (PSDB), convidou os presidentes das Câmaras da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), para uma reunião e cronograma de ações. O encontro será realizado nesta terça-feira (14), às 17 horas, na Câmara de Criciúma, com a participação dos vereadores da cidade anfitriã.

“De 20 a 25 vamos fazer uma mobilização envolvendo os médicos, a secretaria do Sistema da Saúde, a União das Associações de Bairros de Criciúma (UABC), igrejas, ou seja, diversas entidades. Queremos arrecadar em torno de 20 mil assinaturas em toda a região”, disse o presidente, lembrando do grande engajamento dos vereadores que colheram mais de 3,2 mil assinaturas nos meses de março e abril, em eventos realizados em parceria com diversas entidades, entre elas o Hospital São José.

Conforme ele, no país, foi arrecada 1,240 milhão de assinaturas. “Quem quiser pode ir até o Legislativo para participar. É importante e necessário que o cidadão leve o título de eleitor”, enfatizou, lembrando que no dia 25 (sábado), os parlamentares e entidades participantes, além dos médicos, estarão em diversos locais da cidade. “A ideia é fazer concentração nos principais bairros”, complementou Silva.

O intuito é colher mais assinaturas para serem levadas ao Governo Federal. O abaixo-assinado do Projeto de Lei de iniciativa popular tem o objetivo de assegurar o repasse integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a Saúde Pública, alterando, dessa forma, a Lei Complementar nº 141, de 13 janeiro de 2012. Para que o projeto vá para votação é preciso 1,5 milhão de assinaturas.

As assinaturas colhidas entre os meses de março e abril foram entregues ao deputado estadual José Milton Scheffer, que esteve no legislativo de Criciúma dia 8 de abril. Quem tiver interesse também poderá buscar o abaixo-assinado no Legislativo Criciumense, das 13 às 19 horas.

Daniela SaviImprensa Câmara de Vereadores de Criciúma