Geral

Câmara de Vereadores de Lauro Müller inaugura a Galeria ‘Pilares da Nossa História’

Três personagens que tiveram papel primordial na História da cidade foram homenageadas.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

A História de uma cidade se faz com pessoas arrojadas e visionárias. Foi assim também com o município de Lauro Müller que nasceu muito antes de ser uma vila, bairro, distrito, até chegar a condição de cidade emancipada. O carvão mineral foi a mola propulsora que alavancou Lauro Müller no cenário estadual e nacional nos tempos primórdios.

A História da cidade se confunde com as de três homens que serviram de ‘pilares’ para a estruturação e fundação de Lauro Müller. Por isso, o Poder Legislativo decidiu por homenagear essas figuras ilustres por meio de uma galeria inaugurada na noite dessa segunda-feira (15/06), minutos antes de iniciar a sessão ordinária da Casa. A inauguração aconteceu apenas com a presença dos vereadores e sem público, como medida de prevenção ao Covid-19.

A Galeria está exposta na entrada da Câmara de Vereadores em três pilares que há no local. Em cada quadro está descrita a história e os feitos de Visconde de Barbacena, Henrique Lage e Lauro Severiano Müller. A pesquisa histórica foi realizada pelo integrante do Instituto Histórico e Geográfico das Terras dos Condes, Júlio César Cardoso. Ele explica como foi escolhido os nomes dos personagens para a homenagem.

“Primeiramente, buscamos os principais nomes que iniciaram as atividades aqui em Lauro Müller. Já temos um certo conhecimento de história local. Há anos, desde 1997, quando fui secretário de Administração e Turismo me interessei pela história da nossa terra. Eu sempre buscava aos mais velhos da comunidade, o saudoso ex-vice-prefeito Alexandre Doneda, Padre Hercílio Capeller, Gil Ivo Losso e o próprio meu pai, José Tomás Cardoso, entre outras pessoas que já tinham uma certa idade. Nós fomos buscando, copilando e montando e chegou-se a esses nomes”, explica Júlio.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Cada nome escolhido estava ligado de alguma forma à cidade. “Descobrimos que esses três nomes foram responsáveis por algum setor. O Lauro Severiano Müller pelo nome e pela estrada de ferro, o Visconde de Barbacena pela descoberta do carvão e pelo financiamento da Estrada de Ferro com os ingleses, e o Henrique Lage que construiu o castelo e minerou aqui por muitos anos por meio da Companhia Nacional de Mineração de Carvão Barro Branco”, lembra Júlio.

Para o presidente do Poder Legislativo lauromüllense, vereador Pedro Luiz Machado (MDB), o momento é ímpar. “Estas três personalidades foram de uma importância única para Lauro Müller chegar a este patamar que está hoje. Por isso, decidimos prestar esta singela, mas importante homenagem à eles que foram, como diz o título, ‘Pilares da Nossa História’. Obrigado Visconde de Barbacena, Henrique Lage e Lauro Müller por suas ações em favor do povo lauromüllense”, enfatiza Pedrinho.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Confira as histórias dos personagens históricos homenageados:

Visconde de Barbacena

Felisberto Caldeira Brant Pontes, o Visconde de Barbacena, foi o responsável direto pela exploração e extração do carvão mineral nas terras de Lauro Müller. Nascido em Salvador em 20 de julho de 1802, o Visconde foi um político brasileiro e amigo do Imperador Dom Pedro II. Sabia-se na Corte a existência de carvão mineral no sul da Província de Santa Catarina em face de várias amostras que foram enviadas para o Rio de Janeiro, Capital do Brasil. Visconde de Barbacena resolveu contratar o geólogo inglês Jaime Johnson para certificar-se da grandeza dessas reservas de carvão.

Informado do tamanho e de que poderia ser explorada economicamente, valendo-se dessas informações, Barbacena adquiriu extensa área de terra de propriedade do Conde D’Eu, entre os Rios Passa Dois e Bonito, objetivando minerá-la. Foi por meio deste homem que foi construída a Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina (inaugurada em 1844), ligando Lauro Müller (até então conhecida como Minas) ao Porto de Imbituba. O ramal ferroviário por cinquenta anos transportou o carvão de Lauro Muller para o porto de Imbituba e mais tarde para a termoelétrica “Jorge Lacerda” em Capivari/Tubarão. As locomotivas traziam também os primeiros colonizadores e os suprimentos necessários.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Henrique Lage

Outro homem que teve papel significativo no desenvolvimento e progresso de Lauro Müller foi Henrique Lage. Homem de grande inteligência e tino comercial voltou-se desde cedo para o problema da industrialização nacional, vendo nela a esperança de alargamento dos horizontes econômicos do País.

Em maio de 1916, Henrique Lage criou a Companhia Nacional de Mineração de Carvão Barro Branco, iniciando assim a exploração de carvão na localidade de Barro Branco, hoje Barro Branco Velho. A pedido de sua esposa Gabriella Besanzoni (cantora lírica italiana), construiu um castelo, sua residência quando em visita às minas de Lauro Müller.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Lauro Severiano Müller

Por fim, Lauro Severiano Müller considerado o maior representante da política catarinense no cenário nacional e que empresta até hoje seu nome para o município, é lembrado por seus grandes feitos em prol de Santa Catarina e do País.
Sua trajetória de vida pública foi abrangente e permeada de sucesso: quatro vezes Governador do Estado; inúmeros mandatos como Deputado e Senador; Ministro da Viação e Obras Públicas e Ministro das Relações Exteriores. Um diplomata nato cuja participação conciliatória nas crises partidárias de Santa Catarina e das tomadas de decisões políticas, do Estado e do País, foram sempre pautadas pelo êxito.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Confira mais fotos:

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Notícias Relacionadas

Lauro Müller terá central para tirar dúvidas quanto à movimentação do FGTS Saque Calamidade

Para o atendimento presencial é preciso seguir as normas de segurança e higiene frente a pandemia de Covid-19, com uso de máscara, distanciamento de (ao menos) 1,5 metro entre cada pessoa e uso de álcool em gel.

Prefeitura de Criciúma inaugura dois novos postos de saúde e entrega obras de reforma de unidades aos moradores

Investimentos ultrapassam R$ 1,3 milhão. Primeiras entregas de melhorias estão programadas para sexta-feira (18), nos bairros Cidade Mineira Velha e São Roque

Idosos da Inclusão Digital e Alfabetização de Lauro Müller escrevem cartas contando cotidiano durante pandemia

O acompanhamento feito aos idosos integrantes do programa é feito pelo Governo do Município, através da Secretaria de Assistência Social de Lauro Müller e do Centro de Referência em Assistência Social (Cras).

Governo de Lauro Müller inicia obras para revitalização em Centro de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no Barreiro

O novo serviço vai atender jovens e adolescentes que integram o serviço coordenado pelo Cras, dando acompanhamento em local adequado e revitalizado.