Poderes Municipais

Câmara de Vereadores de Orleans homenageia mulher mais idosa e vice-campeão brasileiro de xadrez

Com 106 anos a senhora Nilza Machado Agostinho e o atleta Gustavo Laurentino Galvani receberam o reconhecimento do Legislativo orleanense.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

A sessão da Câmara de Vereadores de Orleans desta segunda-feira (30) homenageou a mulher mais idosa do município e o vice-campeão brasileiro de xadrez. Presidido pelo vereador Hildegart Thessmann Durigon, a sessão ainda teve a votação de um projeto de lei e duas indicações.

Após a leitura das correspondências, os vereadores homenagearam a mulher mais idosa de Orleans, Nilza Machado Agostinho, de 106 anos. A indicação para homenagem foi da vereadora Mirele Debiasi. Acompanhada pela família, dona Nilza se emocionou com a lembrança do legislativo. Os vereadores aproveitaram o uso da tribuna para parabenizar a força de vontade de dona Nilza.

O segundo homenageado da noite foi o enxadrista Gustavo Laurentino Galvani, que foi vice-campeão brasileiro de xadrez. Gustavo busca esse ano quebrar o recorde mundial de montagem de cubo mágico com os pés. O jovem recebeu a homenagem ao lado dos pais e da irmã. Os vereadores também elogiaram o esforço do atleta.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

A vereadora Mirele destacou o orgulho de poder homenagear os dois cidadãos. “É tão bonito a gente ter na nossa cidade pessoas que são exemplo de garra, superação e força. Falei para a Dona Nilza que quem me dera eu como mulher chegar na idade dela com a disposição que ela tem. Na semana passada, quando fui lá na casa dela, ela estava preocupada com a lenha que tinha que colocar no fogão para cozinhar, a roupa que ela quer lavar e o pessoal briga. Ela com toda a disposição para trabalhar. O Gustavo, nosso jovem, é exemplo de superação, de inclusão. Neste final de semana novamente foi vice-campeão. Às vezes a gente quer desistir, desanima e ai vem o Gustavo aqui e mostra que podemos tudo aquilo que a gente quiser. O Gustavo pode e vai chegar aonde ele quiser com os incentivos dos pais e toda a família. Gustavo você é motivo de orgulho para gente”, comentou.

A vereadora Edite Zomer Righetto disse estar emocionada com a homenagem. “Fiquei emocionada com a homenagem tão linda que foi prestada à essa senhora e à esse jovem. Realmente são merecedores, são um exemplo de longevidade, garra e perseverança. É disso que nós precisamos. O povo orleanense é assim, tem essas qualidades”, destacou.

O vereador Antônio Dias André ressaltou a importância da “vivência e experiência” da Dona Nilza. “A criança nasce para sorrir e viver, o jovem nasce para produzir e fazer, o idoso está na sua fase de contar o que já viu e fez”, comenta. O vereador também parabenizou Gustavo. “Campeões se fazem exatamente com bastante garra, vontade e concentração. A vontade deve estar dentro do homem e esse teu trabalho vale muito para nós orleanenses. Vemos a tua garra e força de trabalhar. Melhor que sonhar, é conquistar com inteligência e vontade. Isso vocês fizeram até hoje”, parabeniza Antônio.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

O vereador Lucas Gonçalves também falou para os homenageados. “São dois exemplos de pessoas vitoriosas. A dona Nilza pela sua caminhada, muitos desafios já enfrentou na vida para chegar até aqui. O Gustavo é um exemplo de vencedor. Vitorioso não só no xadrez, mas na vida”, fala.

O vereador Udir Luiz Pavei destacou que a homenagem foi uma das mais importantes que a Câmara já vez. “A Dona Nilza eu lembro que de madrugada ia lá buscar os gravetos de lenha para dar o sustento para sua família. Uma família sempre muito exemplar e ela sempre muito guerreira, fui testemunha disso. Foi uma das homenagens mais úteis que se prestou nessa casa. Sobre o Gustavo, não só ele está de parabéns nessa caminhada, mas enaltecer o grande trabalho que o pai e a mãe faz com um jovem desse. Um menino que tirou de letra. A gente sabe da dificuldade de nascer sem os braços. Ele poderia ter nascido revoltado, mas foi acolhido numa linda família, que deu com certeza o suporte para que se tornasse esse exemplo de garra e determinação. Parabéns aos pais e familiares, porque não é em qualquer lugar que vemos uma família que abraça um filho com tanta garra como vocês fizeram”, elogiou o vereador.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

O vereador Paulo Canever destacou as barreiras superadas pelo enxadrista. “Para o Gustavo, eu digo que a vontade não tem limitações. Ele com a sua deficiência, conseguiu ser vice-campeão de xadrez nacional. Isso é motivo que nos dá muito orgulho. Sei o quanto é difícil para os seus familiares aceitar isso. Eu por experiência própria tenho uma filha que também é deficiente. O mais grave disso tudo são as barreiras que essas pessoas encontram no dia a dia da nossa sociedade. Infelizmente essas pessoas são barradas em muitas situações. Vamos lutar Gustavo, pai e mãe, familiares. São barreiras que estão sendo conquistadas”, ressalta.

Para finalizar, o presidente Hildegart Durigon elogiou o exemplo dos homenageados. “Quero deixar aqui o meu reconhecimento e justa homenagem à Dona Nilza por toda a sua vivência, experiência e exemplo durante a vida. Exemplo de trabalho e honestidade, tanto que tem o acompanhamento de sua família. Também ao Gustavo exemplo de superação e vitória. É um exemplo para outros jovens que muitas vezes não reconhecem seu potencial e não vão à luta. O Gustavo foi à luta e se tornou um vitorioso. Certamente teve muita dedicação, muito trabalho e esforço, mas é assim, se nós queremos conquistar temos que lutar e batalhar mesmo. O Gustavo é exemplo disso, parabéns”, finalizou.

Outubro Rosa

Outro assunto destacado na tribuna foi o Outubro Rosa. A vereadora Mirele Debiasi destacou que a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama irá oferecer atendimentos em diversos horários para a população. A Rede abrirá todas as terça-feira das 8h às 11h, das 13h30 às 17h30. Neste sábado (5) atenderá das 8h às 11h e das 14h às 17h. Nos dias 9 e 23 de outubro, o público também contará com o atendimento das 13h às 21h. “Quem trabalha no comércio ou em empresas com turnos, podem fazer o exame preventivo e tirar as suas dúvidas, porque vamos fazer plantão de atendimento. Não tem desculpa para não fazer os exames no mês de outubro”, ressalta a vereadora.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Rede de Vizinhos na Pindotiba

O vereador Rodinei Pereira deu destaque ao trabalho da Polícia Militar na implantação da Rede de Vizinhos em bairros de Orleans. “A semana passada a Polícia Militar de Orleans esteve no Distrito da Pindotiba fazendo uma reunião para implantar a Rede de Vizinhos naquela comunidade. Já foi implantado em seis bairros do município e vem dando certo e funcionando. A segurança melhorou nos bairros de Orleans e vamos torcer que lá também dê certo. Quero parabenizar o policial Élder e o Tenente Arent por ter presidido a reunião, ter feito uma bela explanação e uma explicação muito produtiva para aquela comunidade. Participaram quase 50 pessoas e agora está na fase de cadastramento para logo em seguida implantar a rede de vizinhos naquela comunidade”, conta.

Projeto n° 0049/2019 é votado em segunda sessão ordinária da noite

A pedido do vereador Valentim Sobrinho, o presidente Hildegart Durigon convocou uma nova sessão para votar o Projeto n° 0049/2019, que anula dotação orçamentária e abre crédito suplementar. O objetivo da Lei é a suplementação de dotações orçamentárias, para custear despesas com a compra de merenda escolar, para os alunos da Rede de Ensino Municipal. O Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade.

Letícia de Oliveira/Sul In FocoConfira a Ordem do Dia da Sessão desta segunda-feira (30):

PROJETO DE LEI PE Nº 0043/2019 – CONCEDE INCENTIVO FISCAL E ECONÔMICO PARA EMPRESAS QUE SE ESTABELEÇAM NO MUNICÍPIO OU NELE AMPLIEM SUAS ATIVIDADES. – Autor: Poder Executivo

Indicação nº. 0084/2019 – Autor: Lucas Mattos Gonçalves

“Que o Executivo faça a substituição da ponte de madeira em Rio das Furnas, próximo ao Recanto dos Cavaleiros (apenas referência).”

Indicação nº. 0085/2019 – Autor: Hildegart Thessmann Durigon

“Que o Executivo faça a pavimentação da Rua que fica atrás da Lanchonete do Gargamel (apenas referência), no Distrito de Pindotiba.”

Confira a Sessão completa no vídeo abaixo:

Notícias Relacionadas

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Índices de crimes caem bruscamente em Orleans

Segundo dados divulgados pela Polícia Civil, houve redução de 300% dos crimes de roubo e quase 30% do número de furtos.

Colisão frontal deixa dois em estado grave na SC-108, entre Orleans e Urussanga

Um dos motoristas ficou preso às ferragens e teve o carro cortado para ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros.