Geral

Câmaras de Vereadores da Amrec entregarão Manifesto de Repúdio

Foto: Daniela Savi

Foto: Daniela Savi

As Câmaras de Vereadores da região da Amrec entregarão, nesta quarta-feira (22), Manifesto de Repúdio durante o encontro de secretários de Saúde de Santa Catarina, que ocorre no Laguna Tourist Hotel, em evento promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina – COSEMS. No documento, que terá assinaturas dos presidentes dos Legislativos da Amrec, a manifestação contra a redução de regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no Estado, e que foi divulgada nesta semana pela imprensa. A ideia surgiu na tarde de ontem (21), após reunião motivada pela Comissão de Saúde do Legislativo Criciumense. Participaram ainda integrantes do SindSaúde, e representantes de Câmaras de Forquilhinha, Cocal do Sul e Siderópolis.

“É um assunto urgente e temos que interferir já que é um atendimento que está dando certo”, comentou o vereador Dr. Mello (PT), presidente da Comissão de Saúde do Legislativo de Criciúma.

“Queremos, com isso, interagir com as Câmaras vizinhas, já que é uma preocupação de todos. Hoje, no Estado, existem oito centrais, e centralizar os atendimentos na Capital, trará grandes transtornos, além de implicar em redução de número de médicos”, disse o vereador Daniel Freitas (PP), secretário da Comissão de Saúde do Legislativo criciumense, e que trouxe esse debate à Casa. “A saúde tem que ser investida”, acrescentou o edil Vanderlei Zilli (PMDB).

O representante do SindSaúde e também da Federação dos Trabalhadores de Saúde de Santa Catarina, Cleber Ricardo da Silva, informou que se isso ocorrer, haverá redução de, em torno de 500 funcionários, além da redução das centrais regionais. As Câmaras da Amrec também devem encaminhar ao Governador Raimundo Colombo, e ao secretário de Saúde do Estado, João Paulo Kleinubing, uma Moção de Repúdio, na próxima semana. O SAMU faz atendimento entre os municípios de Imbituba a Passo de Torres.

Os vereadores Ricardo Fabris (PDT), presidente da Câmara de Criciúma, Edson Aurélio (PSDB), Tita Beloli (PMDB), Giovanni Zappellini (PP), e o presidente da Câmara de Vereadores de Forquilhinha, Rangel Loch, também participaram do encontro.

Colaboração: Daniela Savi