Geral

Caminhada desbrava belezas em Laguna

O passeio seguiu o percurso pelas praias Gravatá, Siri, Tereza, Ilhota, Ipuã, Galheta e Praia Grande, encerrando no Farol de Santa Marta.

Foto: Divulgação

O forte calor do fim de semana levou cerca de 150 pessoas para a 19ª Caminhada do Farol, em Laguna. Os participantes percorreram 18 quilômetros, por oito praias e vilarejos. A saída aconteceu às 8h de sábado (26), na localidade de Ponta da Barra, e seguiu o percurso pelas praias Gravatá, Siri, Tereza, Ilhota, Ipuã, Galheta e Praia Grande, encerrando no Farol de Santa Marta.

A primeira edição contou com um grupo de amigos que a cada ano só aumenta. Prova disso é o resultado da última edição, que reuniu mais de 150 caminhantes, entre crianças, jovens, adultos e idosos. “Todos os anos, eu participo. É algo para se redescobrir”, diz Juliana Pacheco, que esteve presente na caminhada.

A caminhada é inspirada nos nativos do Sul de Laguna, que na década de 70 percorriam o trecho em busca de peixes, siris ou para dar uma volta no Farol de Santa Marta. Hoje, o trecho é feito por caminhantes, surfistas e moradores sem pressa para chegar ou ir. “Não é cansativo. Vamos devagar, batendo papo e observando a natureza”, conta Cláudia Assunção, que há três anos faz a caminhada.

O objetivo da atividade foi promover a cooperação, o respeito à natureza, a contemplação e o lazer. Em cada ponto, os caminhantes puderam contemplar as belezas de Laguna, como no Morro da Ilhota, onde há formações rochosas, com figuras de índios, tartarugas e outros. Para participar, o grupo doou um quilo de alimento não perecível por pessoa, que será entregue a uma instituição de caridade do município.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Big Wave tem ondas de até cinco metros no Farol de Santa Marta

Estado garante que obras serão retomadas hoje no Farol de Santa Marta, em Laguna

Voluntários madrugam e participam de caminhada em prol de hospital em Lauro Müller

1ª Caminhada da Associação Amigos do Hospital Henrique Lage - AMHO percorreu 17 quilômetros até a comunidade de Rio Amaral Rádio, onde um café foi servido aos participantes.

Laguna é destino favorito de permanência dos turistas