Geral

Caminhão de peixe vivo vai agregar valor à produção de pescado no Sul

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Associações de piscicultores de oito municípios do Sul de Santa Catarina receberam do deputado federal Jorge Boeira um caminhão para transporte de peixe vivo. A entrega aconteceu no Pesque-pague Beira Rio, em São Ludgero, nesta sexta-feira, 08.

O veículo tem capacidade para transporte de 3,5 mil quilos de pescado, acomodados em tanques de fibra de vidro, com oxigênio e temperatura controlada. O custo foi de R$300 mil e os recursos para aquisição são provenientes de emenda de Boeira. "“Eu sei da importância da agricultura familiar – e isso inclui a piscicultura – para a sustentabilidade alimentar do país. E não é mais do que a minha obrigação indicar recursos para esse setor, pois esse dinheiro não é meu, nem do governo, é dinheiro de impostos que pagamos todos os dias e meu trabalho é fazer voltar em forma de benefícios para quem precisa”", explicou o deputado.

Conforme o prefeito de São Ludgero, Volnei Weber, o caminhão será cedido para Associação de Piscicultores do município, mas irá atender também aos produtores de Orleans, São Martinho, Grão Pará, Armazém, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima e Braço do Norte. “Um município sozinho não tem produção suficiente para viabilizar o uso desse veículo, ele foi adquirido e servirá para atender a essas oito cidades” garantiu. O prefeito de Orleans, Marco Antônio Cascaes, comemorou a aquisição. “Vai abrir um novo mercado para a piscicultura da região e incrementar esse setor da economia”.
Conforme o presidente da Associação de Piscicultores de Orleans, Jorge Cachoeira, os frigoríficos preferem cada vez mais comprar os peixes vivos e fazer eles mesmos o abate. Hoje a maior parte dos peixes produzidos na região sai para entrega já abatida e acomodada em caixas de gelo. "“Com este novo caminhão aumentará a fatia de peixes vendidos vivos. Agora vamos buscar novos clientes, porque podemos oferecer nosso produto da forma como o mercado está pedindo há algum tempo", destacou.” Cachoeira também explicou que com esse caminhão não será mais preciso se preocupar com o excesso de calor durante as viagens, pois há controle da temperatura nos tanques.

No final de seu discurso na cerimônia Boeira se comprometeu em continuar ajudando. “"Só vale a pena estar na vida pública se for para melhorar a vida das pessoas. Continuem se aprimorando, buscando novas tecnologias para a produção, que eu continuarei sendo parceiro de vocês”", ressaltou Boeira.

Segundo dados do Ministério da Pesca, os piscicultores desses oito municípios produziram quatro mil toneladas de peixes de água doce na última safra. A maior parte da produção é de tilápias, mas existem outras espécies, como carpas, sendo criadas. A produção é vendida dentro e fora do Estado.