Geral

Caminhoneiros da região Sul não devem aderir a paralisação

Movimento é nacional, porém, em Santa Catarina, a maioria dos trabalhadores não planeja entrar em greve

Divulgação

Mesmo com a classe dividida em Santa Catarina, ainda sim, haverá paralisação de caminhoneiros em alguns trechos no Estado. Pelo menos seis municípios: Navegantes, Itajaí, Itapoá, Lages, Xanxerê e Chapecó, planejam aderir o movimento, marcado para ter início nesta segunda-feira, dia 1º. No Sul, entretanto, não há previsão de greve.

De acordo com um dos representantes dos caminhoneiros no Extremo Sul (Amesc), Jair Ferraz, os trabalhadores da região não devem aderir ao movimento. No sábado, dia 30, a Justiça Federal emitiu um despacho com a decisão de proibir o bloqueio de trechos da BR-101 em Santa Catarina.

Em nota, a Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística (Fetrancesc) informou que não deve parar as atividades, porém, pede ao Estado que garanta a segurança dos motoristas nas estradas. “A Fetrancesc representa as empresas do Transporte Rodoviário de Cargas e as empresas não param as atividades. Contudo, pra garantir o abastecimento, precisamos que o Estado garanta a segurança dos nossos motoristas nas estradas”, diz.

Conforme uma pesquisa realizada pela Fretebras, em Santa Catarina, 48% dos caminhoneiros apoiam a greve. Portanto, a maioria não deve seguir o movimento. Além disso, uma decisão da juíza Giovanna Mayer, da 5ª Vara Federal de Curitiba, despachada no sábado, proíbe bloqueios de trechos da BR-101, em Santa Catarina, e da BR-116 e BR-376, no Paraná.

Os trechos com proibição de bloqueio são: BR 116/PR, do km 71,1 até km 115,1; BR 376/PR, km 614 até km 682,20; BR 101/SC, do km 0,00 até km 244,680. A multa para quem não cumprir a decisão é de R$ 500 por indivíduo e por hora, independentemente das demais sanções cabíveis pelo descumprimento da ordem judicial.

As reivindicações

Entre as reivindicações, os caminhoneiros pedem o cumprimento do valor mínimo do frete rodoviário, aposentadoria especial para a categoria e mudança no preço dos combustíveis da Petrobras.

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

Natal Show da Educação em Braço do Norte é cancelado

A medida se faz necessária para cumprir as Portarias n. 1303/2021 e n. 1305/2021, ambas da Secretaria de Estado da Saúde

Satc lança curso de elétrica para funcionários de cooperativas

Curso, que terá seu início em março de 2022 é destinado a técnicos, engenheiros ou pessoas que interagem em manutenção e construção de redes de energia elétrica

PP de Lauro Müller promoverá Convenção Municipal nesta quinta-feira

O evento ocorrerá a partir das 19h30min, no Balneário Godinho, e contará com a presença de lideranças estaduais.

Cidades de SC alteram programação de Réveillon após portaria com novas regras para eventos

Protocolo do governo proíbe eventos com mais de 500 pessoas e que provoquem aglomerações