Geral

Caminhoneiros da região Sul não devem aderir a paralisação

Movimento é nacional, porém, em Santa Catarina, a maioria dos trabalhadores não planeja entrar em greve

Divulgação

Mesmo com a classe dividida em Santa Catarina, ainda sim, haverá paralisação de caminhoneiros em alguns trechos no Estado. Pelo menos seis municípios: Navegantes, Itajaí, Itapoá, Lages, Xanxerê e Chapecó, planejam aderir o movimento, marcado para ter início nesta segunda-feira, dia 1º. No Sul, entretanto, não há previsão de greve.

De acordo com um dos representantes dos caminhoneiros no Extremo Sul (Amesc), Jair Ferraz, os trabalhadores da região não devem aderir ao movimento. No sábado, dia 30, a Justiça Federal emitiu um despacho com a decisão de proibir o bloqueio de trechos da BR-101 em Santa Catarina.

Em nota, a Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística (Fetrancesc) informou que não deve parar as atividades, porém, pede ao Estado que garanta a segurança dos motoristas nas estradas. “A Fetrancesc representa as empresas do Transporte Rodoviário de Cargas e as empresas não param as atividades. Contudo, pra garantir o abastecimento, precisamos que o Estado garanta a segurança dos nossos motoristas nas estradas”, diz.

Conforme uma pesquisa realizada pela Fretebras, em Santa Catarina, 48% dos caminhoneiros apoiam a greve. Portanto, a maioria não deve seguir o movimento. Além disso, uma decisão da juíza Giovanna Mayer, da 5ª Vara Federal de Curitiba, despachada no sábado, proíbe bloqueios de trechos da BR-101, em Santa Catarina, e da BR-116 e BR-376, no Paraná.

Os trechos com proibição de bloqueio são: BR 116/PR, do km 71,1 até km 115,1; BR 376/PR, km 614 até km 682,20; BR 101/SC, do km 0,00 até km 244,680. A multa para quem não cumprir a decisão é de R$ 500 por indivíduo e por hora, independentemente das demais sanções cabíveis pelo descumprimento da ordem judicial.

As reivindicações

Entre as reivindicações, os caminhoneiros pedem o cumprimento do valor mínimo do frete rodoviário, aposentadoria especial para a categoria e mudança no preço dos combustíveis da Petrobras.

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

Operação policial conjunta mira furtos de peças de caminhões em Araranguá

Do frio ao veranico: Santa Catarina promete passar por ‘gangorra’ no tempo nos próximos dias

Após dias de chuva e temperaturas amenas, a previsão do tempo indica que o sol deve aparecer no sábado, quando também se espera que as temperaturas subam em Santa Catarina

Homem é assaltado e acaba agredido com golpe de bastão em Tubarão

O crime aconteceu no fim da noite dessa quarta-feira, dia 24, na localidade de Passo do Gado

Morador controla incêndio com mangueira de jardim em Criciúma

O fogo teve início sobre o forro de PVC da sala. A ocorrência foi registrada no amanhecer desta quinta-feira, dia 25