Geral

Campanha contra poliomielite ultrapassa meta em Orleans

A coordenadora da campanha contra a poliomielite (Paralisia infantil) em Orleans, a enfermeira Sara Pavei, informa que a meta de vacinação no município foi ultrapassada. Até a tarde desta quinta-feira (27), 1.216 crianças foram imunizadas. A meta estabelecida era de 95%, com 1.200 aplicações da vacina.

“Estamos extremamente satisfeitos com o resultado desta campanha. Temos um histórico de excelente adesão todos os anos, ultrapassando as metas estabelecidas e fazendo com que nosso município seja uma referência na região”, comemora a coordenadora.

Sara ainda explica que neste ano houve algumas alterações na campanha. “A faixa etária para receber a vacina passou para a partir de seis meses de idade, pois com a inserção da gotinha injetável a criança tem que estar com as vacinas de rotina em dia. O Ministério da Saúde também determinou que a aplicação seja realizada em postos com sala de vacinação. Aqui em Orleans estão aptos: o São Lucas (Centro) e o Nossa Senhora Aparecida (Pindotiba). Sendo assim, não levamos as vacinas até as escolas e comunidades e as crianças foram encaminhadas para uma dessas unidades”, detalha a coordenadora. A campanha de vacinação começou no dia 8 de junho e encerra nesta sexta-feira (28), após uma prorrogação de sete dias.

Saiba mais – A campanha de vacinação contra a poliomielite infantil é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O objetivo é continuar com a erradicação da doença que há mais de 20 anos não é registrada no país.

O vírus da poliomielite existe em 18 países e causa atrofia em membros das crianças, a doença traz sequela motora e definitiva. A única forma de combate contra a paralisia infantil é a sua prevenção através da vacina. O governo disponibiliza a vacinação gratuita uma vez por ano para quebrar a circulação viral no período mais propício à doença.

Stéphanie Piava Pizzolatti/Comunicação Prefeitura de Orleans