Saúde

Campanha de arrecadação para orleanense que tem doença rara

Fibrose pulmonar idiopática pode ser tratada apenas com medicamentos de alto custo

Divulgação

Amigos, colegas e familiares do orleanense Joelson Cardoso, de 50 anos, iniciariam em setembro uma campanha para ajudá-lo no tratamento de Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI), doença rara que provoca cicatrizes nos pulmões e dificulta a respiração.

A FPI causa rigidez nos tecidos pulmonares e, na medida em que perdem a elasticidade, a respiração fica muito mais difícil. O resultado é uma deficiência respiratória progressiva. “A falta de ar que eu sinto é terrível”, afirma Cardoso, que é assistente de transporte e logística da Librelato.

A FPI não tem cura, mas pode ser tratada com medicamentos que desaceleram a progressão da doença, como os antifibróticos. A medicação OFEV é a opção de tratamento para a Fibrose Pulmonar Idiopática, porém é de altíssimo custo: aproximadamente R$ 22 mil por mês.

Segundo Cardoso, que descobriu a doença em 2017, o preço dos medicamentos, dificultam a aquisição dos mesmos, mas medidas já estão sendo tomadas para que ele possa dar continuidade ao seu tratamento. “Enquanto aguardo a autorização da Justiça para que o Estado forneça os remédios que necessito, tomamos essa iniciativa de realizar a campanha para que eu possa arrecadar algum dinheiro e continuar comprando os medicamentos necessários”, declarou.

Para a empresária Thayni Librelato, a ação que está sendo realizada em prol de Cardoso e já ganhou vários adeptos, prova que a solidariedade é uma força que acompanha a todos. “Por meio do auxílio e empatia superamos barreiras e atingimos o que parece inalcançável. Por isso, estamos nessa campanha para formar uma rede de apoio ao nosso amigo Joelson e sua saúde. Esperamos poder contar com o apoio de todos nessa mobilização”, afirmou.

Joelson que é casado e pai de um filho reside no bairro São Jerônimo. Torcedor do Flamengo, espera recuperar o vigor e a força, para gritar ainda muitos gols do seu time do coração.

As doações para compra do medicamento podem ser feitas por meio de PIX na chave do CPF 019.720.529-18.

Com informações da Folha do Vale

Notícias Relacionadas

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da Previdência Social

Morte de cão encontrado sem vida pendurado em portão de casa é investigada em SC

Animal estava preso pelo pescoço e havia morrido instantes antes de ser achado por equipe de resgate. Boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil em Itapema.

Tigre apresenta oficialmente atacante Allano

Perícia constata ‘lesão corporal por queimadura’ em bebê que teve ferimentos no pé em creche de SC, diz polícia

Associação que administra unidade em Criciúma também informou que apura o evento. Entidade é a mesma que cuida da creche onde um bebê apareceu com hematomas por mordida no rosto.