Geral

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda

Idosos e profissionais da saúde formam o primeiro grupo prioritário que vai receber a dose a partir da próxima semana.

Divulgação

Em tempo de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) vai ser uma das estratégias do Ministério da Saúde para facilitar o diagnóstico de Covid-19. Programada anteriormente para abril, a campanha foi antecipada para a próxima semana em todo país. A partir desta segunda-feira (23), idosos e profissionais da saúde já podem se imunizar contra a influenza. O dia ‘D’ está marcado para 9 de maio e a campanha encerra dia 22 de maio.

Em Criciúma, são aproximadamente 18 mil idosos e cinco mil trabalhadores de saúde. “Serão instalados postos de vacinação em locais estratégicos dos bairros, ou seja, o idoso não irá nas unidades de saúde, evitando assim o contato do idoso com alguém doente. Essa estratégia será aplicada para zelo e cuidado com o idoso”, ressalta a técnica de Enfermagem do Programa de Imunização do município, Kelli Barp Zanette. Os pontos estratégicos funcionarão das 8h às 17h, com exceções que podem ser conferidas abaixo.

Depois dos idosos e profissionais da saúde, será a vez dos professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e dos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a partir de 16 de abril. Por fim, de 9 de maio em diante serão imunizadas crianças de seis meses a menores de seis anos, grávidas, puérperas (até 45 dias pós-parto), entre outros (tabela completa abaixo). A população deve levar um documento de identidade, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O que é a Influenza, sintomas e prevenção

Conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), a influenza, também chamada de gripe, é uma infeção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão do vírus ocorre pela saída de secreções por meio de tosse e espirro, que entram em contato com os olhos, boca e nariz de outra pessoa não imunizada. O vírus também pode deixar superfícies contaminadas por algumas horas. Dentre os sintomas da doença estão febre alta, tosse, coriza, dor de garganta e cansaço.

Para se proteger contra a gripe, além da vacina, outros cuidados devem ser tomados. As mãos devem higienizadas com sabão e água ou álcool gel, lugares com aglomerações devem ser evitados, cobrir o rosto ao tossir e espirrar, de preferência com o antebraço ou lenço descartável, evitar colocar as mãos nos olhos, boca e nariz, janelas devem ser mantidas abertas para arejar os ambientes. Os cuidados devem ser os mesmos para o Covid-19.

Etapas de vacinação para os grupos prioritários

Primeira etapa – A partir de 23 de março:

– Idosos (com 60 anos e mais);

– Profissionais da saúde.

Segunda etapa – A partir de 16 de abril:

– Professores de escolas públicas e privadas;

– Profissionais das forças de segurança e salvamento,

– Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

Terceira etapa – A partir de 9 de maio:

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

– Gestantes e puérperas;

– Povos indígenas;

– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;

– População privada de liberdade;

– Funcionários do sistema prisional;

– Adultos de 55 a 59 anos de idade.

Colaboração: Comunicação DECOM

Notícias Relacionadas

Secretaria de Saúde de Criciúma reforça chamado de gestantes, puérperas e crianças para vacinação contra influenza

Agentes Comunitários de Saúde visitarão as residências para monitoramento e intensificação de informações por causa da baixa adesão à campanha nacional

OMS não espera vacinação ampla contra covid-19 antes de meados de 2021

É importante checagem rigorosa sobre eficácia da vacina, diz porta-voz

Campanha Natal Jovem Solidário de Orleans distribui mais de 500 brinquedos e meia tonelada de alimentos

Ação promovida pelo Setor de Juventude da Paróquia Santa Otília finalizou no domingo (23) com a entrega das doações pelos voluntários.

Compre Digital do Comércio Local: campanha ultrapassa o número de 250 lojistas cadastrados em Criciúma

Mesmo com a reabertura do comércio, plataforma continuou a ter ampla adesão, chegando a três mil clientes até o momento