Saúde

Campanha Novembro Azul é lançada em Criciúma

A cor invade a cidade em alusão à necessidade de conscientização e prevenção ao câncer de próstata

Foto: Matheus Reis

Foto: Matheus Reis

A cor azul toma conta de Criciúma a partir desta sexta-feira (8) e promete permanecer até o fim deste mês. Em alusão aos homens e a prevenção de doenças que atingem, sobretudo eles, a Secretaria do Sistema de Saúde lançou nesta manhã a Campanha Novembro Azul, no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris. Durante todo o mês serão realizadas atividades de conscientização e prevenção.

O prefeito Márcio Búrigo abriu a campanha, acompanhado do vice-prefeito Verceli Coral, da secretária do Sistema de Saúde Geovânia de Sá, e dos representantes das entidades que se unem ao Sistema de Saúde na luta.

O chefe do Executivo Municipal destacou a importância das mulheres na sensibilização dos homens à necessidade de se cuidar. “O homem releva qualquer sinal de anormalidade com ele e acha que está tudo certo. Contamos com todas as mulheres para que novembro seja também um mês de convergência para a mudança”, pontuou Búrigo.

A secretaria Geovânia de Sá ainda salientou a importância da mulher para a necessidade da conscientização masculina. “Vamos entrar de corpo e alma para deixar o mês mais azul e conseguirmos conscientizar os homens”, afirmou.

Ainda entre as atividades da manhã, o médico urologista Rozenir Ramos proferiu palestra aos profissionais da saúde a respeito dos métodos de prevenção e tratamento do câncer de próstata.

Serão lembrados ao longo de novembro o Dia de Combate ao Diabetes, no dia 14 de novembro; o Dia de Combate ao Câncer de Próstata, 17 de novembro, o Dia Internacional do Homem, 19 de novembro e o Dia de Combate ao Câncer Infantil, dia 23 de novembro.

A Praça da Chaminé, a Catedral São José e a Igreja Assembleia de Deus central, além de outros pontos da cidade, receberão uma luz azul em lembrança a Campanha. O Mustache, símbolo a Campanha, também estará espalhado. O prefeito Márcio Búrigo “vestiu” o mustache junto aos secretários e representantes de entidades presentes para dar início à luta.

Colaboração: Matheus Reis/Decom PMC