Saúde

Campanha Outubro Rosa em Siderópolis encerra com mais de 1,1 mil procedimentos de saúde para as mulheres

Centenas de mulheres mostraram que se preocupam e compareceram nas Unidades Básicas de Saúde - UBSs do município para realizar exames e testes.

Foto: Divulgação

Mais um mês de conscientização se encerra em Siderópolis. O Outubro Rosa, destinado a saúde das mulheres, em especial à conscientização do câncer de mama e de colo de útero. Centenas de mulheres mostraram que se preocupam e compareceram nas Unidades Básicas de Saúde – UBSs do município para realizar exames e testes.

“É mais um mês que se encerra, mas a prevenção ainda continua, sempre pensando em atender bem nossa população em uma questão que é superimportante, a saúde”, comentou o prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa, o Alemão.

Durante todo o mês 372 preventivos foram realizados, 202 exames de mamografias, 222 testes rápidos e 372 exames clínicos das mamas. “Estes números mostram o quanto às mulheres estão preocupadas com sua saúde. E nós ficamos extremamente felizes em recebê-las, pois preparamos tudo para melhor atendê-las e auxiliá-las”, ressaltou a coordenadora municipal de Atenção Básica, Aline Brogni Vieira.

Abertura da campanha

Para abrir o mês de conscientização, no dia, 01, o Governo Municipal realizou um evento para às mulheres sobre proteção e prevenção de doenças. No local a mulherada ganhou espaço e recebeu palestra sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama e de colo de útero.

Dia D

O município também realizou o Dia D do Outubro Rosa, para às mulheres que não puderam comparecer durante a semana nas UBSs para diagnósticos. O Dia D foi realizado no sábado, 20, onde foram realizados preventivos, exames clínicos das mamas, solicitação de mamografias, entre outros serviços.

“A saúde sempre foi prioridade e ações como esta ajudam no cotidiano da população”, concluiu o prefeito Alemão.

Cras recebe conscientização 

Também em alusão ao mês, a secretaria de saúde e a assistência social de Siderópolis, se uniram e levaram a Campanha do Outubro Rosa aos participantes do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. Para realizar a conscientização a coordenadora Aline realizou uma palestra sobre o cuidado com a saúde da mulher e a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo uterino. Assuntos sobre o climatério, menopausa e cuidados paliativos também foram abordados durante o encontro.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Siderópolis 

Notícias Relacionadas

Secretaria de Saúde de Criciúma reforça chamado de gestantes, puérperas e crianças para vacinação contra influenza

Agentes Comunitários de Saúde visitarão as residências para monitoramento e intensificação de informações por causa da baixa adesão à campanha nacional

Justiça confirma resultado de licitação que gerou economia de R$ 12 milhões pela Saúde do Estado

A licitação foi realizada pela Secretaria da Saúde para fornecimento de ventilação domiciliar e tratamento de oxigenoterapia a pacientes catarinenses.

Campanha “Compre de Orleans” será lançada neste sábado na Praça Celso Ramos

Secretaria de Saúde de Criciúma fará ação de conscientização contra o Aedes Aegypti

Ação ocorrerá neste sábado (15) nos bairros Próspera e Nossa Senhora da Salete