Geral

Campanha previni Hepatite C no HSJosé

De 6 a 10 de maio, estarão sendo realizados testes para verificar a incidência da doença

O Hospital São José iniciou nesta segunda-feira mais uma Campanha de Conscientização sobre o vírus da Hepatite C. De 6 a 10 de maio, das 10h às 16h estarão sendo realizados na entrada principal da instituição testes para verificar a incidência da doença. Poderão realizar o exame as pessoas que estiverem na faixa etária de 30 a 60 anos. Além disso, as enfermeiras e técnicas do HSJosé estarão disponíveis para solucionar dúvidas sobre a doença.

Em abril foi realizada a primeira mobilização do ano. Nesta etapa estarão disponíveis mais 500 testes para atender a população. “É uma forma de prevenção e também de diagnosticar a doença que é considerada silenciosa. Muitas pessoas nem sabem que estão com a doença”, explica a enfermeira Amanda Cândido.

O maior risco de incidência da hepatite C ocorre em pessoas que receberam transfusão de sangue ou similares antes de 1993, realizou cirurgia de grande porte, incluindo cesariana, antes de 1993, usa piercing e/ou tem tatuagem, já utilizou drogas injetáveis, inaláveis ou picadas e fez uso de vitaminas ou energéticos injetáveis antes de atividade física. Mais de três milhões de brasileiros são atingidos pela hepatite C e 95% deles não sabem que têm a doença. O dado é apresentado pelo Laboratório Roche, parceiro do Hospital São José de Criciúma, na Campanha de Prevenção à Hepatite C.

O teste é rápido e dura em torno de 10 minutos para que o resultado seja dado. Nos casos que o teste apontar para a presença do vírus, a pessoa será encaminhada ao programa municipal das hepatites virais.

Jéssica Pereira/Comunicação Hospital São José