Esporte

Campeã Olímpica Fofão está em Criciúma para ser madrinha de projeto

Fofão será a madrinha do projeto Criciúma Massificação do Vôlei desenvolvido nas escolas da rede municipal.

Dona de um dos currículos mais vitoriosos do esporte brasileiro, a ex-jogadora de vôlei Fofão vai emprestar um pouco do prestígio construído em mais de 30 anos de voleibol ao projeto Criciúma Massificação do Vôlei. A levantadora campeã olímpica em Pequim na última Olimpíada, em 2008, desembarcou na cidade no início da tarde desta sexta-feira (16). Após a chegada, a ex-atleta visitou o gabinete do prefeito Clésio Salvaro.

A convite do técnico da equipe de voleibol de Criciúma e coordenador do projeto Criciúma Massificação do Vôlei, Daniel Bernardo da Silva, a multicampeã Fofão será a madrinha do programa desenvolvido nas escolas da rede municipal pela secretaria do sistema de Educação em parceria com a Fundação Municipal de Esportes (FME). Daniel e Fofão são amigos há mais de oito anos, quando se conheceram na Itália.

Assim como as crianças das escolas municipais de Criciúma com o novo projeto, Fofão conheceu o vôlei aos nove anos nas aulas de educação física. “Eu tinha nove anos e um tempo depois uma professora que eu tinha viu em mim um talento para a coisa. Aos onze anos entrei em um centro de treinamento e aí começou a minha história no esporte”, conta.

O contato com os alunos da rede municipal, para ela, será um grande estímulo para gostar do esporte e continuar na prática. “Vai ser uma oportunidade talvez única para essas crianças de conhecer uma atleta com uma grande história. Na condição de madrinha, pretendo visitar mais vezes e acompanhar o projeto. Gosto muito de ter experiências como essa”, revela.

Difundir o vôlei compõe o grande objetivo do projeto encabeçado pelo anfitrião de Fofão, o treinador Daniel Bernardo da Silva. O sonho do profissional que voltou em 2012 à terra natal depois de muitos anos do velho continente é formar equipes a partir das escolas. “Nosso propósito é fortalecer o esporte nos colégios da cidade, para garantirmos uma continuidade nas equipes de competições como Olesc e Joguinhos Abertos, resgatando o que tínhamos há muitos anos”, projeta.

O lançamento do projeto Criciúma Massificação do Vôlei ocorre durante a semana que vem, mas ainda não tem data definida. Enquanto isso, Fofão vai conhecer a cidade. “É uma honra para nossa cidade receber uma atleta com tanta história no esporte nacional, engrandecendo os nossos investimentos nos esportes de base e dando impulso para a Olesc, que vamos realizar esse ano”, enfatiza o prefeito Clésio Salvaro.

Experiência e títulos

Ao longo dos mais de 30 anos de vôlei, quando iniciou no primeiro centro de treinamentos, Fofão tornou-se um dos principais expoentes da modalidade na história do país. Integrou a seleção brasileira em cinco olimpíadas, tendo o principal momento em 2008, em Pequim. Depois de muito sofrimento e derrotas marcantes em Jogos Olímpicos e Panamericanos, a equipe comandada por José Roberto Guimarães subiu ao lugar mais alto do pódio.

A trajetória da levantadora ainda registra título da Superliga Nacional, Campeonato Europeu de Clubes e a nomeação como a Melhor Levantadora do Mundo. Elementos característicos do esporte que contribuem muito para a vida foram essenciais, na avaliação dela, para o sucesso. “Sempre sonhei com a primeira olimpíada e acabei participando de cinco edições. Creio que as derrotas nos fez sofrer, mas nos deu amadurecimento e aprendizado. Tenho certeza que se não fosse pela disciplina que adquiri, sendo determinada para aquilo que queria, não conseguiria tanto dentro do esporte”, garante.

Além de disciplina, Fofão crê que as crianças da rede municipal de ensino, com a prática do vôlei, desenvolverão outras qualidades. “O esporte requer muita disciplina, educação, saber conviver em grupo e dividir espaço com outras pessoas. Esses ensinamentos valem não só para a prática esportiva e sim para a vida”, acredita.

Agenda

Fofão permanece em Criciúma até a próxima quinta-feira (22), quando retorna a São Paulo. No domingo (18), ela e o marido João Márcio pretendem ir à partida Criciúma x Camboriú, no Estádio Heriberto Hülse, válida pelo Campeonato Catarinense de Futebol.

Ao longo da semana que vem, ela cumpre agenda pela cidade e visita pontos turísticos, como o Parque das Nações Cincinato Naspolini e a Mina de Visitação Octávio Fontana. Na segunda-feira (19), ela fará visitas às equipes de voleibol da FME e à noite estará na Unesc para uma palestra aos alunos do curso de Educação Física.

Na terça-feira (20), ela almoça com o prefeito Clésio Salvaro na Central de Processamento de Merenda Escolar, no bairro Próspera e no mesmo dia encontra-se com o reitor da Unesc, Gildo Volpato.

Os alunos do curso de bacharelado em Educação Física da Unesc terão aula magna com a ex-levantadora na quarta-feira (21).

João Pedro Alves/Decom Criciúma