Poder Executivo

Capacitação: merendeiras recebem instruções sobre processamento de carne de peixe

Fotos: Comunicação Governo do Município de Lauro Müller

Visando ampliar os conhecimentos profissionais das merendeiras que integram o quadro de profissionais da Secretaria Municipal de Educação, o Governo de Lauro Müller promoveu um curso na área de processamento de carne de peixe. A capacitação busca desenvolver corretamente os processos de beneficiamento e de conservação de pescados, produzindo pratos típicos com total aproveitamento.

A iniciativa, realizada em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar e Secretaria Municipal de Agricultura, vai contribuir com o projeto do município de incentivar o consumo de peixes e consequentemente fomentar o setor da piscicultura no município.

“Recentemente incluímos o peixe na lista de alimentos fornecidos na merenda escolar por meio do Programa Nacional de Aquisição de Alimentos – PNAE. Agora, este curso vem para contribuir com nossas merendeiras que irão poder utilizar o peixe como base para outros pratos no cardápio de nossas crianças. Além de incentivar as crianças a um hábito saudável de consumir peixes, esta ação contribui para o crescimento da piscicultura em nosso município”, enalteceram os secretários de Educação e Agricultura do Governo Municipal, Heloisa Gonçalves Ribeiro Fontanella e Acione Andrade Izidoro.

O curso iniciou nessa última terça-feira (10), no pesque-pague do senhor José Honório, na comunidade de Guatá de Baixo e encerrou nesta quarta. “Aprendi muita coisa sobre como reaproveitar outras partes dos peixes que eram descartadas. Antes sabíamos apenas fazer o filé, já agora temos mais opções de pratos para serem produzidos”, relatou a merendeira Isolete Silveira, da Escola Júlio Serafim Gonçalves de Barreiro.

A instrutora Veloni Rost de Oliveira foi quem ministrou o curso que teve duração de 16 horas, trabalhando desde a limpeza até a utilização do cálcio do peixe, ou seja o aproveitando máximo da carne e vértebras deste ser vivo.

“Esta é mais uma ação importante que estamos executando em nossa gestão. Assumimos o compromisso de incentivar o consumo de peixes para uma vida mais saudável. Iniciamos pelas escolas incutindo este hábito em nossas crianças e a intenção é de que isso se difunda cada vez mais em Lauro Müller. É a atividade de piscicultura vivendo um novo momento em nosso município”, comemorou o prefeito Valdir Fontanella.

Colaboração: Comunicação Governo do Município de Lauro Müller

  • b1f74188-6ff7-46b3-9578-a390ce73bee6
  • d184ade4-7a9f-4a79-885d-6f2a27effe7e
  • IMG_5467
  • IMG_5469
  • IMG_5476
  • IMG_5482
  • IMG_5492
  • IMG_5503
  • IMG_5508
  • IMG_5509

Notícias Relacionadas

Projeto Educanvisa promove saúde em escolas da rede municipal de Lauro Müller

Alunos de Morro da Fumaça participam de atividades recreativas do Sesc Móvel

Empretec: metodologia da ONU para pequenos empreendedores está com inscrições abertas

Seminários serão realizados pelo Sebrae ainda neste mês.

Profissionais do Meta participam da Convenção Nacional do Sistema de Ensino Ético

Diretora e coordenadora estiveram em São Paulo com o intuito de buscar tendências e inovação através da formação continuada.