Poder Executivo

Capacitação: merendeiras recebem instruções sobre processamento de carne de peixe

Fotos: Comunicação Governo do Município de Lauro Müller

Visando ampliar os conhecimentos profissionais das merendeiras que integram o quadro de profissionais da Secretaria Municipal de Educação, o Governo de Lauro Müller promoveu um curso na área de processamento de carne de peixe. A capacitação busca desenvolver corretamente os processos de beneficiamento e de conservação de pescados, produzindo pratos típicos com total aproveitamento.

A iniciativa, realizada em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar e Secretaria Municipal de Agricultura, vai contribuir com o projeto do município de incentivar o consumo de peixes e consequentemente fomentar o setor da piscicultura no município.

“Recentemente incluímos o peixe na lista de alimentos fornecidos na merenda escolar por meio do Programa Nacional de Aquisição de Alimentos – PNAE. Agora, este curso vem para contribuir com nossas merendeiras que irão poder utilizar o peixe como base para outros pratos no cardápio de nossas crianças. Além de incentivar as crianças a um hábito saudável de consumir peixes, esta ação contribui para o crescimento da piscicultura em nosso município”, enalteceram os secretários de Educação e Agricultura do Governo Municipal, Heloisa Gonçalves Ribeiro Fontanella e Acione Andrade Izidoro.

O curso iniciou nessa última terça-feira (10), no pesque-pague do senhor José Honório, na comunidade de Guatá de Baixo e encerrou nesta quarta. “Aprendi muita coisa sobre como reaproveitar outras partes dos peixes que eram descartadas. Antes sabíamos apenas fazer o filé, já agora temos mais opções de pratos para serem produzidos”, relatou a merendeira Isolete Silveira, da Escola Júlio Serafim Gonçalves de Barreiro.

A instrutora Veloni Rost de Oliveira foi quem ministrou o curso que teve duração de 16 horas, trabalhando desde a limpeza até a utilização do cálcio do peixe, ou seja o aproveitando máximo da carne e vértebras deste ser vivo.

“Esta é mais uma ação importante que estamos executando em nossa gestão. Assumimos o compromisso de incentivar o consumo de peixes para uma vida mais saudável. Iniciamos pelas escolas incutindo este hábito em nossas crianças e a intenção é de que isso se difunda cada vez mais em Lauro Müller. É a atividade de piscicultura vivendo um novo momento em nosso município”, comemorou o prefeito Valdir Fontanella.

Colaboração: Comunicação Governo do Município de Lauro Müller

  • b1f74188-6ff7-46b3-9578-a390ce73bee6
  • d184ade4-7a9f-4a79-885d-6f2a27effe7e
  • IMG_5467
  • IMG_5469
  • IMG_5476
  • IMG_5482
  • IMG_5492
  • IMG_5503
  • IMG_5508
  • IMG_5509

Notícias Relacionadas

Projeto Educanvisa promove saúde em escolas da rede municipal de Lauro Müller

Profissionais do Meta participam da Convenção Nacional do Sistema de Ensino Ético

Diretora e coordenadora estiveram em São Paulo com o intuito de buscar tendências e inovação através da formação continuada.

Empretec: metodologia da ONU para pequenos empreendedores está com inscrições abertas

Seminários serão realizados pelo Sebrae ainda neste mês.

Alunos de Morro da Fumaça participam de atividades recreativas do Sesc Móvel