Educação

Capacitação prepara professores para o projeto “Urussanga Vira Criança”

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga apoiará um projeto da Prefeitura Municipal de Urussanga que será desenvolvido pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto da cidade. Denominado “Urussanga Vira Criança”, o projeto visa estimular a participação infanto-juvenil nas decisões sobre o desenvolvimento do município. Os estudantes das séries finais do ensino fundamental do Centro Educacional e Profissional Lydio De Brida participarão desta atividade.

Nesta terça-feira, dia 10, aproximadamente 20 professores da escola Lydio De Brida receberam uma capacitação de oito horas promovida pelo Comitê do Rio Urussanga. Na oportunidade, a coordenadora de educação ambiental do Comitê e Doutora em Geografia, Rose Adami, e a consultora do órgão, Cenilda Mazzucco, conduziram a oficina “Educar nas águas do Rio Urussanga”. A hidrografia do município e da bacia do Rio Urussanga, os aspectos socioeconômicos e ambientais e exemplos de gestão sustentável foram apresentados aos professores.

No final da capacitação, os profissionais participaram de uma saída a campo para conhecer a bacia hidrográfica. “Após esta capacitação, os professores poderão despertar nos alunos o conhecimento acerca do Rio Urussanga a fim de contribuírem com o planejamento do município”, frisa Rose.

O Comitê do Rio Urussanga auxiliará em duas das onze etapas do projeto. “Além desta capacitação, também definiremos os critérios das produções que caracterizam a identidade das comunidades onde os estudantes residem. Na terceira etapa, será realizado um fórum por uma Urussanga criativa e sustentável e participaremos das discussões e dos encaminhamentos”, destaca Cenilda.

Saiba mais sobre o projeto

O projeto “Urussanga Vira Criança” será executado por meio de onze etapas. Durante esta atividade, as percepções e projeções coletadas nas produções dos estudantes serão transformadas em um documento que será entregue as autoridades públicas. O objetivo da iniciativa é estimular a participação dos jovens e das crianças nas decisões sobre o desenvolvimento de Urussanga.