Geral

Capacitações continuadas mantém qualidade dos serviços da Defesa Civil em Criciúma

Cerca de sete cursos específicos da área foram feitos pelo órgão ao longo de 2019.

Divulgação

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Criciúma tem a missão de proteção da vida e a redução do risco de desastres, além de ações estruturais e preparação das comunidades em áreas de risco. Pensando nisso, o órgão participou de cursos durante o ano com a finalidade de se qualificar ainda mais.

Dentro do ciclo de Gestão da Defesa Civil, encontra-se a etapa de preparação, que é o momento em que os agentes de Proteção e Defesa Civil desenvolvem atividades que possam qualifica-los nas atividades preventivas, de socorro, assistência e ainda no restabelecimento e reconstrução de cenários atingidos por desastres. Sendo responsável também pela elaboração de documentos oficiais realizados por meio de vistorias in loco.

A Diretoria de Gestão em Educação e da Coordenadoria Regional da Defesa Civil em Criciúma têm oferecido aos municípios da região, espaços de treinamento e aperfeiçoamento através de cursos que objetivam otimizar capacidades. “Os agentes que participaram das capacitações oferecidas estão mais preparados e qualificados para contribuir na construção da resiliência local e mitigação de danos nas comunidades frente aos desastres”, explicou o coordenador Regional de Defesa Civil de Criciúma, Rosinei da Silveira.

“Tivemos os cursos de Geotecnia Aplicada à Defesa Civil, onde engenheiros e agentes adquiriram conhecimentos acerca da dinâmica dos solos e encostas. Já o curso de Hidrologia Básica, forneceu conhecimentos para a gestão de rios, córregos e sangas e o combate às inundações”, comentou o chefe da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Criciúma (Compdec), Dioni Borba.

Confira algumas capacitações feitas pelo órgão:

27/03 a 29/03 – Redução de desastres hidrológicos (inundação, deslizamento e fluxo de detritos): monitoramento e modelagem;

17 a 20/09 – Mapeamento de risco e suscetibilidade

01 e 02 /10 – Mapeamento de perigo a movimentos gravitacionais de massa

08 e 09/10 – Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático

22 e 23/10 – Hidrologia Básico

13, 20 e 27/11 – Treinamento e hidrologia básica aplicada a proteção e Defesa Civil

18 e 19/11 – Curso apara implementação e operacionalização da Defesa Civil Municipal

Colaboração: Comunicação DECOM

Notícias Relacionadas

Coronavírus em SC: Saiba como estão os serviços do Detran durante o enfrentamento à pandemia de Covid-19

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Santa Catarina está com os atendimentos presenciais suspensos desde o dia 18 de março

São Ludgero realiza eventos para cidadãos conhecerem os serviços e benefícios sociais disponibilizados na cidade

Os eventos explanarão sobre os direitos sociais para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica

Pedreiro de cemitério condenado por enriquecimento ilícito e venda casada de serviços em Urussanga

Os fatos aconteceram entre 2010 e 2012, quando o homem era responsável pela gestão do Cemitério Municipal de Urussanga

Interessados em oferecer serviços de transportes com plataformas digitais têm 30 dias para se regularizar em Braço do Norte

Após 30 dias, aqueles que estiverem exercendo o transporte remunerado de passageiros e não estiverem regularizados estarão sujeitos às medidas estabelecidas na Lei Complementar 487/2019.