Economia

Capivari de Baixo ganhará parque tecnológico

Foto: Divulgação / DS

Foto: Divulgação / DS

Capivari de Baixo está prestes a viver um capítulo importante rumo ao desenvolvimento multissetorial da região. Amanhã, será apresentado oficialmente o projeto do Parque Tecnológico da cidade, contratado pela Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina – Codesc, em parceria com a prefeitura municipal, e desenvolvido pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras – Certi, de Florianópolis. Também chamado de “parque três em um”, o empreendimento prevê a criação de uma área tecnológica, outra industrial e uma de serviços.

Com um total de mais de 42 hectares de terra, o projeto tem como base a utilização de duas áreas pertencentes à prefeitura, uma de propriedade da Tractebel e outras duas de posse da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN. Esse espaço começa onde hoje está a Secretaria de Obras da prefeitura e termina nas imediações do elevado de acesso principal do município na BR-101.

Além de ser um marco inaugural de incentivo ao empreendedorismo e à inovação, o projeto servirá de atrativo para a comunidade e para os viajantes que utilizam a BR-101, oferecendo serviços de lazer, alimentação, comércio e centro de cultura e eventos.

Ao longo de um ano de trabalho, uma equipe multidisciplinar da Fundação Certi, juntamente com os técnicos da Diretoria de Planejamento da Codesc, realizaram um amplo diagnóstico socioeconômico de Capivari de Baixo e da região Sul do Estado, a partir de informações públicas e de pesquisas específicas elaboradas pela própria Certi. O objetivo foi identificar a vocação regional, as oportunidades, as tendências e outros aspectos.

Como resultado, os especialistas constataram que os setores mais promissores para a região são os de energia, automação, tecnologia da informação e comunicação – TIC e saúde. De acordo com o master plan desenvolvido, a área será dividida em 90 lotes e a ocupação deverá se dar em fases, respeitando o amadurecimento e o crescimento natural do empreendimento, previsto para estar totalmente implantado em 2032. 

O investimento, a ser feito ao longo de 15 anos, ultrapassará R$ 102 milhões. O início se dará pelas áreas pertencentes à prefeitura, e posteriormente serão consolidadas parcerias para a implantação das demais áreas.

Com informações do site Diário do Sul