Geral

Cardeal nascido em Santa Catarina pode ser indicado a Papa

João Braz de Aviz é natural de Mafra e foi ordenado Cardeal em 2012

O atual prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, no Vaticano, Dom João Braz de Aviz, nascido em 1947, na cidade de Mafra, segundo o jornal Diário Catarinense, é o único catarinense que pode ser indicado a Papa. O novo Papa deve ser anunciado na Páscoa.

Dom João foi o quarto catarinense a receber a honraria de Cardeal. Os outros foram dom Jaime Barros Câmara, já falecido, nascido em São José e arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, em 1953; dom Paulo Evaristo Arns, de Forquilhinha e arcebispo de São Paulo, em 1973; e dom Eusébio Scheidt, de Luzerna, em 2003, como arcebispo carioca.

Os catarinenses Paulo Evaristo Arns e Eusébio Scheidt não participam mais de conclaves por já terem completado 80 anos, idade limite de acordo com o Direito Canônico.

Desde a indicação para a arquidiocese de Brasília, em janeiro de 2004 que o nome de Aviz, 64 anos, figurava como candidato a receber a bireta, o chapéu vermelho que os cardeais usam.

Após receber o título de Cardeal em fevereiro de 2012, Aviz disse que a Europa precisa descer do pedestal.

O papa Bento XVI , 85 anos, anunciou na segunda-feira que renunciará ao pontificado em 28 de fevereiro. Pronunciado em latim, o discurso foi proferido durante um consistório do Vaticano.