Norte

Carga de arraias ameaçadas de extinção é flagrada na BR-101 em Joinville

Cerca de 10 toneladas de carne de arraias de espécies ameaçadas de extinção.

Divulgação

Policiais rodoviários federais flagraram na manhã de hoje (quinta), na BR 101 em Joinville, cerca de 10 toneladas de carne de arraias de espécies ameaçadas de extinção.

Durante fiscalização a um caminhão baú placas de São Gonçalo/RJ, os policiais verificaram que na documentação da carga não havia carimbo de fiscalização agropecuária. Diante da suspeita de que a espécie de pescado fosse protegida, servidores da CIDASC (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de SC) e do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) foram chamados e compareceram ao local.

Divulgação

Os especialistas constataram a presença das espécies Atlantoraja castelnaui (Raia-chita), Atlantoraja platana (Raia-parda), Atlantoraja cyclophora (Raia-carimbada) e Rioraja-agassizii (Raia-santa) sendo três destas quatro espécies protegidas por estar ameaçadas de extinção. A captura destes animais, segundo informações do IBAMA, pode ter ocorrido em local onde a pesca é proibida. Estes agrupamentos de animais ocorrem geralmente no período reprodutivo e a sua grande maioria é constituída por fêmeas. A Raia-chita é típica da costa brasileira e sua população vem decaindo ao longo dos anos.

Agentes da CIDASC e do IBAMA lavraram autos de infração por irregularidades sanitárias e pela pesca ilegal. Como a carga é perecível e segundo a CIDASC encontrava-se em boas condições para consumo humano, foi doada para diversas instituições beneficentes com o auxílio do Projeto Mesa Brasil do SESC.

Divulgação

Notícias Relacionadas

PRF apreende mais de seis quilos de cocaína após motorista fugir da fiscalização na BR-101, em Jaguaruna

A droga estava em um GM/Onix com placas de Criciúma, que não obedeceu a ordem de parada e fugiu em alta velocidade.

Senador garante R$ 40 milhões e obras da Serra da Rocinha não sofrem ameaça

PRF flagra caminhão com seis metros de carga para fora da carroceria na BR-101 em Maracajá

O M.Benz, com placas de Criciúma, transportava toras de madeira até Araranguá.

Condutor é preso após tentar atropelar um policial federal rodoviário na BR-101, em Biguaçu

O homem de 24 anos estava com um com um veículo roubado. A ocorrência foi registrada na manhã do último sábado (13).