Transformador de 450 toneladas será transportado entre Blumenau e Itajaí a apenas 20 km/h, exigindo escolta e interrupções temporárias no trânsito.
Foto: PRF
O transporte de uma carga superdimensionada, um transformador de energia, deve gerar lentidão e bloqueios temporários na manhã e tarde desta quarta-feira, dia 10, entre Blumenau e Itajaí. A operação, escoltada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e por uma empresa particular, começa às 8h, com deslocamento pela BR-470 e BR-101, no sentido sul, em velocidade média de 20 km/h, devido às dimensões e ao peso do equipamento.
Com 86 metros de comprimento, 5,60 metros de largura, 5,45 metros de altura e aproximadamente 450 toneladas, o conjunto ocupará grande parte das pistas ao longo do trajeto. Em trechos específicos, a carga terá de avançar pela pista contrária, o que exigirá interrupções momentâneas para garantir a segurança de motoristas e equipes envolvidas na operação.
A saída está prevista para o km 51 da BR-470, em Blumenau, seguindo até o km 117 da BR-101, em Itajaí. Ao longo do percurso, a baixa velocidade e a necessidade de manobras complexas devem impactar diretamente o fluxo de veículos, principalmente nos horários de maior movimento.
A PRF orienta que motoristas programem alternativas de trajeto ou ajustem os horários de deslocamento para evitar atrasos. A recomendação é ainda mais importante para quem depende da BR-470 e da BR-101 durante o período da manhã e tarde, quando os efeitos no trânsito serão mais significativos.