Geral

Carlos Moisés fecha roteiro pelo Sul com inauguração do sistema de tratamento de esgoto de Lauro Müller

Governador de Santa Catarina inaugurou na tarde desta quinta-feira, o sistema de esgotamento sanitário do município

Em sua última agenda de um roteiro de dois dias pelo Sul do Estado, o governador Carlos Moisés inaugurou na tarde desta quinta-feira, 10, o sistema de esgotamento sanitário da cidade de Lauro Müller. Com capacidade para atender 9 mil habitantes, a obra da Casan beneficiará os bairros Centro, Sumaré, Içarense, Santa Bárbara, Km 1, Arizona e Bela Vista. A rede coletora terá 28,1 quilômetros e 2,2 quilômetros de emissários terrestres. O investimento é de R$ 20,7 milhões.

O governador destacou que investir em saneamento básico é um ato visando não apenas o presente, mas também as futuras gerações. Por meio de um tratamento qualificado do esgoto, é possível preservar fontes de água e todo o meio ambiente.

“Teremos aqui em Lauro Müller um sistema de tratamento de esgoto mais rápido, prático e compacto, com alta tecnologia. Ele coloca na natureza uma água tratada, límpida. Eliminam-se as bactérias e microrganismos e qualquer material infectante com os tratamentos adequados. É uma preocupação do Governo do Estado, junto com a Casan, para que as pessoas no futuro se beneficiem com o que estamos semeando hoje”, afirmou o governador.

Divulgação

A presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos, destacou que esta é a primeira etapa do sistema de esgotamento sanitário de Lauro Müller. Neste primeiro momento, a cobertura será de aproximadamente 60% da área urbana. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), erguida no Bairro Sumaré, está em regime de pré-operação desde agosto e tem capacidade para depurar 20 litros por segundo, o equivalente a 1,7 milhão de litros diariamente.

“Nós temos aqui uma estação compacta, que poderá ser ampliada logo na sequência assim que os habitantes começarem a fazer as suas ligações. A Organização Mundial da Saúde (OMS) sempre frisa que o investimento em saneamento básico traz um benefício direto para a saúde pública. A pandemia deixou isso ainda mais claro. Investir em tratamento de água e esgoto é que estamos fazendo não apenas aqui em Lauro Müller, mas em todo o Estado”, diz a presidente

Acompanharam o ato em Lauro Müller os deputados estaduais Rodrigo Minotto, Zé Milton Scheffer e Felipe Estevão, o deputado federal Ricardo Guidi, o chefe da Casa Civil, Eron Giordani, e o prefeito Valdir Fontanella.

Processo de ligação dos imóveis

Há quatro meses a Casan vem orientando os proprietários a buscarem o auxílio de um encanador ou de um instalador hidráulico para verificar as instalações internas de esgoto e providenciar as conexões à Caixa de Inspeção (CI), instalada em frente aos imóveis.

A Caixa de Inspeção é o ponto que marca até onde a Casan tem responsabilidade sobre o sistema. Na parte interna, o morador precisa fazer as adaptações para que possa fazer a adequada ligação e estar apto a ser atendido com os serviços de coleta e tratamento de esgoto, melhorando as condições de saúde dos moradores do bairro.

Notícias Relacionadas

Startup incubada no Colearning Satc é selecionada no Programa Inova

Easy Alert ficou entre as 17 classificadas das 900 que foram inscritas

CCR ViaCosteira: Programa Caminhos para a Cidadania lança curso on-line gratuito para professores do sul catarinense com foco em comunidades leitoras

Através da capacitação de professores do Ensino Fundamental I, programa visa incentivar hábitos de leitura

Operação policial conjunta mira furtos de peças de caminhões em Araranguá

Do frio ao veranico: Santa Catarina promete passar por ‘gangorra’ no tempo nos próximos dias

Após dias de chuva e temperaturas amenas, a previsão do tempo indica que o sol deve aparecer no sábado, quando também se espera que as temperaturas subam em Santa Catarina