Geral

Carnês do IPTU 2019 começam a ser entregues nesta quarta-feira em Tubarão

Neste ano o valor não sofreu aumento real, havendo apenas o repasse do índice da inflação, de 3,97%.

Foto: Divulgação

Os Correios darão início nesta quarta-feira (23) à entrega dos carnês do Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) exercício 2019 aos contribuintes.

Os boletos, que estão disponíveis para impressão na página da prefeitura, poderão ser quitados tanto em cota única quanto por parcelamento, que pode ser feito em até 10 vezes.

Caso opte pelo pagamento em cota única, o contribuinte tem três oportunidades de vencimento: 11 de fevereiro, com 20% de desconto; 11 de março, com 15% de desconto; 10 de abril, com 10% de desconto.

Caso a opção seja pelo parcelamento do valor do tributo, este poderá ser feito em até 10 vezes, com o vencimento da primeira parcela no dia 11 de março. Em sequência, os demais vencimentos ocorrem nos dias 10/04, 10/05, 10/06, 10/07, 12/08, 10/09, 10/10, 11/11 e finalmente dia 10/12. Ressalta-se que o valor de cada parcela não pode ser inferior a R$ 75,00.

Outro ponto a ser considerado trata do chamado bônus de adimplência, que é concedido a todos os contribuintes que estejam em dia com os tributos, no valor de 10%, tanto para os pagamentos à vista quanto para o parcelamento. O contribuinte deve ficar atento ao fato de que, caso opte pelo pagamento em cota única, os descontos serão concedidos da seguinte forma: já está aplicado os 10% do bônus adimplência no valor do boleto, e sobre este valor, é aplicado o desconto referente à modalidade de cota única escolhida.

É fundamental ao contribuinte saber que, atualmente, o IPTU corresponde a 1% do valor venal do imóvel. Neste ano o valor não sofreu aumento real, havendo apenas o repasse do índice da inflação, de 3,97%.

Com informações do site do município de Tubarão

Notícias Relacionadas

Taxa da coleta de lixo: boletos entregues poderão ser pagos sem encargos adicionais

Com prazo prorrogado para o dia 20 de dezembro, os munícipes podem utilizar o mesmo boleto com o vencimento anterior para pagamento

Ciclone em SC: Itens de ajuda humanitária são entregues em todo o Estado

Em Lauro Muller, 800 telhas de cinco milímetros foram disponibilizadas para as famílias atingidas pelo ciclone, e em Treviso foram 1.148 telhas de seis milímetros.

Município de Balneário Gaivota que cobrava IPTU sobre lotes inexistentes, terá de fazer planejamento urbano​

Na ação proposta pelo Ministério Público (MP), foi apontada a ausência de cadastros territoriais e mapeamentos confiáveis que dão causa à cobrança indevida de IPTU relativo a lotes que fisicamente não existem

Criciúma prorroga para 13 de março vencimento da primeira parcela do IPTU e outros tributos municipais

Novos carnês devem ser retirados a partir de quarta-feira, 4, sem cobrança de juros e multas. Problema no sistema impediu pagamento das faturas que venciam na última sexta-feira (28)