Geral

Carros-fortes em greve em Criciúma

Paralisação começou na manhã desta segunda-feira e acontece em todo Estado.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A semana começou com greve dos Trabalhadores do Transporte de Valores em todo Estado de Santa Catarina. A paralisação já estava prevista desde a última sexta-feira, dia 27, quando os profissionais decretaram estado de greve.

Em Criciúma, o movimento atinge uma empresa que reúne cerca de 60 trabalhadores. “O pedido de reajuste foi de 12% no salário, mais aumento no vale-alimentação e o direito de inserir um dependente no plano de saúde da empresa. A oferta feita pela classe patronal foi de apenas 9%. O valor não cobre nem a inflação”, destaca o diretor executivo do sindicato Erik pereira Zeferino.

A greve começou às 7 horas da manhã desta segunda-feira, dia 30, quando os trabalhadores se recusaram a entrar na empresa. A previsão é que a mobilização este ano seja ainda mais longa que a de 2015. “No ano passado, ficamos parados 12 dias. Neste ano, já estamos prevendo que os carros-fortes deixem de fazer o transporte por cerca de 20 dias. A empresa alega que está em crise e por isso não pode reajustar os salários como gostaríamos. Mas a gente sabe que isso não é verdade”, afirma.

O sindicato pretende fazer novas mobilizações durante a semana para chamar a atenção, inclusive, da sociedade. 

Com informações de Karol Carvalho / Rádio Eldorado