Geral

Carros foscos começam a aparecer em municípios da região

A aparência fosca é chamada de envelopamento. O serviço já é oferecido em cidades da região.

Na região, já é possível ver circulando pelas ruas a novidade do momento, aqueles carros que parecem que a pintura “perdeu o brilho”. Segundo matéria publicada na revista do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), a aparência fosca não é resultado de tinta especial, mas sim por causa de um trabalho de personalização chamado de envelopamento.

Ao invés de tinta fosca, é usado um adesivo especial, da cor preferida do motorista. A procura pelo envelopamento cresceu em 2011 e a tendência é aumentar o número de adeptos desta personalização.

A aplicação deve ser feita por uma empresa especializada. O processo é realizado com um adesivo próprio para aplicação automotiva, com características de resistência aos agentes externos (como chuva, vento, poeira, etc.), resistência ao encolhimento e do tipo removível. Adesivos permanentes têm uma cola muito mais forte, de modo que o vinil só desgruda da lataria a muito custo e, é claro, removendo parte da pintura junto. Por isso, em caso de remoção, o ideal é procurar profissioanais da área para evitar causar danos ao veículo.

Outro cuidado é com a documentação do veículo, pois se o carro não for originalmente preto, o dono deverá regularizar a nova cor no Detran.

A valor para fazer esse serviço varia de R$ 1 mil a R$ 3 mil, dependendo da empresa e do veículo em que será aplicado. Para quem tem interesse, não é preciso ir muito longe,pois o serviço já é oferecido em cidades da região como, Urussanga, Criciúma e Braço do Norte.

 

Veja fotos de alguns modelos de carros envelopados:

[soliloquy id=”123″]