Geral

Cartão do SUS passa a ser exigido para procedimentos de saúde

Agendamentos, internações, exames e cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) só poderão ser realizados com a apresentação do documento.

O mês de março já começa com novas normas na saúde pública. Desde quinta-feira (1º), agendamentos, internações, exames e cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) só poderão ser realizados com a apresentação do Cartão Nacional de Saúde.

De acordo com novas regras implantadas pelo Ministério da Saúde, o uso do Cartão SUS é obrigatório para todo cidadão, inclusive para usuários de planos de saúde.

Partindo do princípio de que todos usam o SUS, independente da classe social, uma nova portaria publicada pelo Ministério da Saúde estabelece que todo e qualquer cidadão deverá portar o cartão do SUS. A intenção da nova regra é formar um banco de dados nacional, com o histórico de cada paciente e assim permitir que as informações sejam acessadas em qualquer município brasileiro.

Em Tubarão, pacientes que ainda não possuem o cartão, devem procurar a secretaria de Saúde, de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas, à rua Altamiro Guimarães, 864, Centro.

De acordo com o auxiliar administrativo da Central de Regulação, Anderson Alexandre, o cartão fica pronto em alguns minutos. “O paciente não vai perder muito tempo, em cinco minutos nós confeccionamos o cartão e ele já leva prontinho para casa”, destaca Anderson.

A secretaria de Saúde, já está estudando uma forma de descentralizar este tipo de atendimento para facilitar a vida da população. “Estamos tentando levar para os postos de saúde com acesso à internet este atendimento, mas por enquanto só a secretaria está habilitada a fazer o cartão”, reforça o auxiliar administrativo.

Para fazer o cartão é necessário ter em mãos, RG, CPF, comprovante de residência e em caso de menores, os responsáveis devem levar também Certidão de Nascimento.

Quem já possui o número do cartão não precisa fazer outro. A meta do governo federal é que todos tenham o cartão até 2014. Porém, na prática a população deve providenciar o documento até 05 de junho deste ano.

Mais informações sobre como fazer o cartão, pelo telefone: 3621-9607.