Saúde

Cartão SUS passa a ser obrigatório em consultas especializadas, em Criciúma

População deve fazer ou atualizar cadastro para receber atendimento médico

Foto: Arquivo / Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma

Foto: Arquivo / Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma

Por determinação do Ministério da Saúde, o Cartão Nacional do SUS – CNS passará a ser exigido também para consultas com médicos especialistas. Até então, a apresentação do documento era obrigatória nas unidades somente para a realização de exames. Para o atendimento, a população deverá fazer ou atualizar o cartão até o dia 24 deste mês, conforme a coordenadora de Atenção Especializada e enfermeira, Fernanda Ferro.

A atualização do cadastro deve ser feita junto à unidade de saúde mais próxima. “Uma vez informado não será mais necessário apresentar o cartão nos locais de consulta”, afirma. A determinação do Ministério da Saúde é referente ao dia 27/02 e serve para facilitar o atendimento à população. “Esta é uma ferramenta de monitoramento, de identificação do paciente e que proporciona a integração de sistemas e melhor prestação de serviço aos usuários”, fala o secretário de saúde, Paulo Conti.

Como fazer o cartão

O Cartão do SUS pode ser feito em dez pontos do município: 24h da Próspera, 24h da Boa Vista, Policlínica do Rio Maina e nas unidades de saúde dos bairros Milanese, Primeira Linha, Ana Maria, São Defende, Santa Luzia, Mina do Mato e Centro.  Para o procedimento exige-se o comprovante de residência, um documento com foto e o Cadastro de Pessoa Física (CPF), de acordo com a coordenadora do CNS, Rafaela Soares de Campos.

Colaboração: Denise Possebon / Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma