Sem Categoria

Cartaz com símbolo nazista é colocado em frente à prefeitura de SC e revela manifestação

O cartaz faz referência ao gerente do Presídio Regional de Blumenau, Dilmar Orlando, e teria sido fixado por familiares de detento

Foto: Stêvão Limana

Um cartaz de cunho nazista foi colocado em frente à prefeitura de Blumenau nesta segunda-feira (23). A imagem faz referência ao gerente do Presídio Regional de Blumenau, com uma foto dele com o bigode de Hitler chamando-o de “ditador”.

Segundo informações, o cartaz estaria relacionado às recentes manifestações de familiares de presos em frente ao Fórum de Blumenau, que resultou em uma investigação do Ministério Público.

O gerente do presídio, que informou que uma paralisação segue dentro do presídio de forma pacífica até o momento. “Mas não existe nenhum amotinamento, não existe rebelião. Os presos estão reivindicando algumas coisas que são proibidas por força de portaria e isso está sendo analisado e discutido”, disse.

Porém, sobre a manifestação utilizando a sua imagem associada ao nazismo, ele informou que vai tomar as medidas cabíveis. “Já estou registrando um boletim de ocorrência”, finalizou.

A assessoria de comunicação da prefeitura de Blumenau também informou que os vigilantes que trabalham no local não viram quando o cartaz foi colocado na praça. Além disso, as câmeras de segurança também não filmaram o ato criminoso. “As câmeras são voltadas para a entrada da prefeitura, mas já foi tudo recolhido”, informou a assessoria da administração municipal. A Polícia Militar de Blumenau não foi acionada para a ocorrência.

Crime

Vale ressaltar que apologia ao nazismo é crime previsto na Constituição Federal. A Lei 7.716/1989 diz que fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo com pena de reclusão de dois a cinco anos e multa.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Estacionamento e obra parada são alvos de protesto em Laguna

Ato questiona negociação da Unisul

Pescadores fecham a ponte do Camacho, em Jaguaruna, por duas horas

Empresários e agricultores aderem ao movimento de caminhoneiros no Sul; VEJA VÍDEO

Tratores foram colocados juntos aos trechos de interdição em Jaguaruna e Imbituba. Apenas veículos leves passam pelos bloqueios, como carros e ônibus.