Saúde

Cartazes facilitam comunicação e beneficiam imigrantes em postos de saúde de Criciúma

Materiais possuem informações impressas em português, inglês e francês

Divulgação

A Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Programa de Residência Multiprofissional da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), disponibilizou cartazes informativos sobre o pré-natal, em diferentes idiomas, em todas as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) de Criciúma. O projeto pretende facilitar a comunicação entre mães imigrantes e profissionais que atuam nos postos de saúde do município.

Além da Língua Portuguesa, os materiais possuem informações impressas em outros dois idiomas: inglês e francês. De acordo com o coordenador da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Leandro Fernandes Maffei, a iniciativa é do psicólogo e residente em Saúde Coletiva na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Pinheirinho, Rafael Zaneripe de Souza Nunes, que percebeu a grande quantidade de haitianos e ganeses que utilizam a estrutura. Com os cartazes, os pacientes poderão informar os sintomas, em seu idioma natal, e apontar a tradução na Língua Portuguesa, facilitando o trabalho dos profissionais.

“É muito importante oferecermos um serviço de qualidade para as pessoas que não nasceram no Brasil, a fim de que queremos qualificar cada vez mais os trabalhos prestados pelas UBS, para melhor atender os munícipes de Criciúma e toda a nossa comunidade”, afirma Maffei. Os cartazes foram apresentados ao secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, na última quarta-feira (19).

Programa de Residência Multiprofissional

O Programa de Residência Multiprofissional é uma parceria entre o município de Criciúma, Unesc e o Ministério da Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde fornece os locais para atividades práticas e beneficia residentes com bolsas de estudos. Os contemplados são diplomados nas áreas de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia, que tem como missão construir, juntamente com as equipes das UBS, produtos e ações a serem desenvolvidas nos cenários de práticas.,

Divulgação

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça catarinense confirma pena para empresário que vendeu pipoca com rato dentro em Criciúma

Uma das vítimas, após ingerir a pipoca, teve intoxicação alimentar aguda causada por alimento contaminado.

Morador é executado com cinco tiros em Criciúma

Segundo informações, a vítima saiu recentemente do presídio e possui passagens por pedofilia e estupro de vulnerável.

Homem fica preso nas ferragens após acidente com dois veículos na SC-108, em Criciúma

A colisão ocorreu entre dois veículos no Bairro São Simão por volta das 15h20 desta quarta-feira (11)

Por chineladas em criança de quatro anos, Tribunal de Justiça mantém condenação de padrasto em Criciúma

A criança possuía várias marcas pelo corpo, em regiões das pernas, costas e nádegas.