Economia

Carteira de motorista está mais cara

Ao total o cliente vai pagar 12,5% a mais no preço final para retirar a carteira de habilitação. Para se ter uma ideia, o motorista vai desembolsar de RS 100 a R$ 150 a mais que no mês anterior.

O aumento foi aprovado no ano passado e no final de março de 2012 foi publicado no Diário Oficial. “Existe um prazo de até três meses para colocar o novo preço em prática, o novo preço já está ajustado”, explica o vice-presidente da Associação das Autoescolas de Criciúma e região, Alex Sander de Freitas.

O aumento é feito anualmente e calculado em relação ao preço das taxas do Detran e serviços prestados pelas autoescolas. “Existem sete tipos de taxas do Detran, que vão desde o exame médico até a licença para aprendizado de direção veicular, entre outros. Além disso, existe o aumento de gás, combustível e o aumento de salários dos funcionários.Tudo isso influencia no preço final”, relata o vice-presidente.

Segundo Freitas, a melhor época para tirar a carteira é no meio do ano. “No final do ano, com a chegada das férias, a procura aumenta e o tempo de espera também, pois tem mais pessoas. O ideal é fazer fora dessa época, assim a pessoa espera menos”, conta.

Portal Satc – Mary Cardoso