Geral

Carvão Mineral entra em novo leilão de energia

Participação reacende expectativa da construção da Usitesc que depende de financiamento do BNDES.

Foto: Divulgação

Deve ser publicada, na manhã desta sexta-feira (6), uma nova portaria no Diário Oficial da União para a realização do Leilão de Energia A-6. O carvão mineral estará na competição.

Esta é, segundo o presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral – ABCM, Fernando Zancan, a primeira vitória de três que precisam ser conquistadas para que reacenda a esperança da indústria carbonífera no Sul do Estado.

De acordo com Zancan, a participação em mais um leilão precisa ser seguida pelo financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento – BNDES para a construção da Usina Termelétrica Sul-Catarinense – Usitesc, em Treviso, orçada em R$ 2 milhões e pela vitória no leilão.

Além do financiamento pelo BNDES, o presidente destaca o trabalho realizado pelos empresários donos de mineradoras na busca de outros investimentos para a construção da Usitesc, contudo, conforme Zancan, mesmo que existam outras formas, elas serão fomentadas por meio da viabilização financeira do Banco do Desenvolvimento. “Nós retomamos a conversa desde novembro, no entanto o investimento no carvão continua vetado”, explica o presidente.

Com informações do Portal DN Sul

Notícias Relacionadas

Caminhoneiro de Siderópolis morre eletrocutado após caçamba encostar em rede elétrica

Acidente aconteceu em uma via lateral, às margens da BR-290, no Rio Grande do Sul. Fábio Carminatti de 37 anos morreu no local.

Vereadores aprovam leilão de veículos, mas cobram planejamento do Governo Municipal

Segundo vereadores, a Secretaria de Agricultura ficaria sem caminhão para atender o setor. Desconto no IPTU para pagamento em cota única também é aprovado.

Acic faz apelo ao Estado para avanço na área tecnológica da região

BNDES aprova R$ 12 bi em suspensão de pagamentos de empréstimos

Medida é concedida por até seis meses a 28, 5 mil empresas