Esporte

Casa da Memória Nilda Canapini recebe lançamento de revista

Autor se emocionou ao contar a história do futebol catarinense nas décadas de 1940 a 1980.

Foto: Alexandra Piati

Um material nunca antes reunido e que tem um grande valor histórico para Treviso e região foi lançado na noite desta quinta-feira (3), na Casa da Memória Nilda Canapini.

Trata-se da revista “O Futebol de Glória, Força e Trabalho no Sul do Estado”, que traz fatos ocorridos nas décadas de 1940 a 1980 nas cidades de Treviso, Orleans, Lauro Müller, Urussanga e Siderópolis.

O responsável por coletar e sintetizar essas histórias e imagens é o professor Antônio João Tavares, o Tonton, que esteve presente no lançamento, acompanhado do prefeito Jaimir Comin e demais autoridades municipais.

“Treviso tem um peso muito grande na história do futebol da região, que por sua vez ocupa também um espaço importante na trajetória do futebol catarinense. Com essa revista a ideia é eternizar todo esse material e mostrar para o Brasil e para o mundo o quanto a nossa cultura é rica e como o esporte faz parte dessa história”, disse Tonton que, emocionado, fez uma explanação sobre o futebol e sobre o material que está lançando.

O autor também agradeceu a recepção que teve em Treviso, especialmente pela equipe da Casa da Memória, e prometeu ainda em maio trazer o ex-jogador Lico para almoçar em Treviso. O ex-integrante da equipe do Flamengo viria ao lançamento nesta quinta, mas não pôde comparecer.

“Nesse período retratado na revista existia um futebol muito forte formado pelas equipes dos trabalhadores das carboníferas aqui da cidade e, realmente, ficou marcado na história do estado. Portanto, esse é um material que deve ser valorizado, que vamos ler e guardar com muito carinho, é um pedaço da cultura da nossa gente que ficará retratado para sempre e de uma forma muito bonita esteticamente”, comentou o prefeito. “Quero agradecer à equipe da Casa da Memória que preparou o evento e também às pessoas da comunidade que contribuíram não só com este lançamento, mas que fazem suas doações para que esse local possa ser sede de noites como essa, em que a cultura fica em evidência”, afirmou o diretor do Departamento de Cultura e Turismo de Treviso, Mauro Fernandes.

A revista “O Futebol de Glória, Força e Trabalho no Sul do Estado” está à venda nas bancas e livrarias da região. A publicação tem um total de 68 páginas e custa R$ 20.

Colaboração: Bruna Borges / Comunicação Prefeitura de Treviso

Foto: Alexandra Piati

Foto: Alexandra Piati

Notícias Relacionadas

Associação Atlética de Orleans precisa de apoio para fazer ainda mais história no futebol orleanense

Próspera lança plano de sócio para a temporada

Neste primeiro momento, três tipos de modalidades estão disponíveis para a torcida.

Treviso realiza ação de combate ao Aedes Aegypti

Agentes fizeram pente fino em locais estratégicos e informaram a população sobre maneiras de se evitar a proliferação do mosquito.

Esporte de Treviso comemora ano de conquistas e crescimento