Geral

Casa de Saúde do Rio Maina volta a ser discutida entre prefeitos da Amrec

Foto: Amanda Garcia Ludwig/Engeplus

Foto: Amanda Garcia Ludwig/Engeplus

A situação da Casa de Saúde do Rio Maina voltará a ser discutida entre os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). Hoje (8), a partir das 16 horas, os gestores estarão reunidos na sede da entidade, em Criciúma, para tratar sobre assuntos internos. A partir das 17 horas, o tema abordado será a casa de saúde, com as presenças do proprietário da instituição, médico Cirilo de Castro Farias e do psiquiatra da clínica, João Dutra.

Os profissionais solicitaram espaço ao presidente da Amrec, prefeito de Forquilhinha, Lei Alexandre, para expor a situação do local que oferece atendimento psiquiátrico para toda a região. Na oportunidade, ainda serão debatidos os encaminhamentos do Projeto de Desassoreamento do Rio Urussanga, solicitado pelo prefeito de Balneário Rincão, Décio Góes.

De acordo com o secretário de saúde de Forquilhinha, Rangel Loch, o proprietário e o psiquiatra da clínica solicitaram audiência com os prefeitos após o encontro que ocorreu na Amrec, dia 29 de julho. Naquela ocasião, foi apresentado um plano de saúde mental da região para lideranças políticas e da saúde. A proposta apresentada pelo médico Gustavo Feier, responsável pelo grupo condutor de Saúde Mental, delineou os detalhes da Rede de Atenção Psicossocial, com o objetivo de dar suporte adequado aos pacientes que potencialmente iriam necessitar de internação na casa de saúde.

As propostas são em torno da implantação de CAPS I em todos os municípios que ainda não possuem o mecanismo, bem como a implantação de diferentes CAPS regionalizados, além da implantação de Unidades de Acolhimento Adulto e Infanto Juvenil regionalizadas e a pactuação com comunidades terapêuticas, de acordo com a demanda dos municípios.

Colaboração: Diene Lemos/Assessoria de Imprensa da Amrec