Geral

Casa encanta e inspira por decoração natalina

Foto: Daniel Búrigo

O mês de dezembro é especial na residência do casal  Ézio Ronchi e Alice Lenhart. Com mais de 30 mil lâmpadas, presépio em tamanho natural e aproximadamente 15 papais noeis espalhados pelo local, a casa encanta – há mais de sete anos – a ponto de virar atração no condomínio Vila Suíça, na Lagoa dos Freitas. “Já ficou conhecida como a Casa do Papai Noel do residencial”, dispara, aos risos, Ézio.

Carinho em cada detalhe

A riqueza de detalhes da decoração atrai olhares curiosos e elogios diariamente. Para completar o clima natalino, a família decidiu embalar o ambiente com músicas natalinas em um aparelho de som instalado na varanda da casa. A mágica inicia depois das 20h, com o acendimento das luzes e o pedido de Alice à neta: “Aproveita e liga o som, querida”.

“Cada cantinho da casa tem um detalhe, algo que remeta ao Natal, nada passa batido”, diverte-se Alice. Os adornos vão desde um Papai Noel inflável de 1,80 metro de altura na área externa e outro do mesmo tamanho na sala de jantar, diversas árvores de Natal, uma inclusive toda de luzes, até capas de cadeira com temas natalinos.

Este é o primeiro ano que a ornamentação conta com presépio do tamanho de 1,60 metro de altura e também um anjo de luzes no gramado da moradia. “Além de toda decoração que resolvemos reutilizar dos outros anos, claro”, completa Alice. “A maioria das luzes já está em LED para economizarmos na hora da conta, e realmente diminui muito”, afirma Ézio.

Encantar para inspirar

De acordo com os proprietários da residência, somente em um ano dos sete em que se instalaram na Lagoa dos Freitas, não foi feita a decoração. “Neste ano vimos o quanto o pessoal aprecia esse tipo de iniciativa, pois vinham nos cobrar o porquê de não termos feito, que faltava algo na rua, que não foi do mesmo jeito. Isso nos motivou a continuar. Depois disso, nunca mais paramos”, dispara Ézio.

De acordo com eles, a curiosidade em relação à casa vem de longe. “Às vezes é 1h e ainda tem pessoas aqui, tirando foto. Como estamos em um condomínio, os vizinhos mais distantes são aqueles que vêm conferir de perto. Lembro bem de uma vez em que um dos visitantes, inclusive, emocionou-se vendo a decoração”, recorda Alice.

Além de inspirar aqueles que passam pelo local, os aposentados ressaltam a importância do envolvimento, participação e acompanhamento dos netos. “Eles já veem desde pequenos, sentem o valor da data, o quanto apreciamos e, claro, a ideia é que deem continuidade a essa tradição e à união da família”, completa Ézio.

Com informações da jornalista Bárbara Barbosa/Site Clicatribuna