Geral

Casal de Gravatal relata experiência angustiante com a dengue

Com internação durante quatro dias, quadro de saúde trouxe medo e preocupação

Foto: Divulgação

A dengue é uma preocupação de saúde pública que não pode ser negligenciada. Para o farmacêutico Edinei Vigarani Boger, de 39 anos, e sua esposa, a estudante de Nutrição Josiani Perin Alberton, de 34 anos, de Termas, em Gravatal, a experiência com a doença foi além do que imaginavam. Por isso, a história do casal serve como alerta para os impactos físicos e emocionais sentidos e reforça a importância da prevenção.

Os primeiros sintomas da dengue surgiram de forma súbita, em uma quinta-feira, 25 de janeiro, com febre e fortes dores de cabeça e no corpo.

Na manhã seguinte, foi feito o teste para Covid-19, que deu negativo. “Tive que ir pra casa deitar e as dores aumentaram. Inclusive, com uma dor forte atrás dos olhos. Foi quando minha esposa Josiani me chamou e contou que estava com os mesmos sintomas. Ela sentiu tontura nos três primeiros dias, apesar de não ter muita febre. À noite, fomos para o hospital já imaginando ser dengue”, relembra Edinei, que ao lado da esposa, possuem uma farmácia e um empório de produtos naturais nas Termas, mesmo bairro onde residem.

Eles foram atendidos, receberam o diagnóstico e iniciaram o tratamento. “O médico prescreveu o medicamento analgésico para dor e febre e recomendou hidratação, com água, chá e soro de reidratação, totalizando 4,8 litros diários. Também tive vômito e minha esposa teve sangramento nasal”, relata. Eles permaneceram em casa durante o fim de semana e, na segunda-feira, o resultado dos exames realizados trouxe preocupação.

“A médica nos solicitou um hemograma e também fiz um exame da dengue para ter certeza do diagnóstico. No mesmo dia, saiu o resultado. Minha esposa estava com as plaquetas muito baixas, em 93 mil, sendo que a referência é entre 140 mil e 400 mil. A minha estava no limite. Ficamos muito preocupados e voltamos para o hospital”. Com isso, veio a internação por quatro dias, até a tarde de quinta-feira. Outros sintomas sentidos foram forte dor abdominal, coceira intensa e manchas nas mãos, nos pés e no abdômen.

Risco de complicações e as consequências da doença

Uma das maiores preocupações do casal agora é o risco de contrair o tipo 2 da dengue, já que poderá aumentar as chances de complicações. “A gente tem anticorpos para o tipo 1 e, se tiver o tipo 2, o corpo não reconhece que é um novo tipo e produz ainda mais anticorpo do tipo 1, o que pode levar à dengue hemorrágica”, explica Edinei. Além disso, vêm as consequências para além dos sintomas. “Nosso trabalho foi afetado e perdi três quilos, fora o medo de acontecer o pior. Eu não imaginava ter dengue, mesmo sabendo que, a cada dia, o número de casos aumenta”.

O casal expressa ainda a profunda gratidão que sente pelos profissionais que os atenderam. “A Dra. Julia Berto de Oliveira sempre se manteve atenta, adequando a medicação intravenosa e oral. Os médicos do Hospital Santa Teresinha, em Braço do Norte, nos atenderam muito bem. Inclusive, trocavam informações com uma médica infectologista referência, além de a equipe ter atendido o nosso pedido de ficarmos juntos no mesmo quarto. Agradecemos muito aos médicos e enfermeiros”, reconhece.

Medidas preventivas são imprescindíveis para evitar novos casos

Após a experiência vivida, o casal reforça o alerta. “Por ser farmacêutico, ajudou muito a saber do diagnóstico, mas, em contrapartida, saber sobre a doença nos deixou preocupados. Ela está em nosso meio. Então, devemos cuidar com os locais onde há acúmulo de água e usar repelente, pois eu não lembro de me sentir tão ruim assim”, enfatiza Edinei.

Com o verão e o aumento das chuvas, se faz importante redobrar os cuidados com a dengue. A doença, transmitida pelo Aedes Aegypti, demanda a participação ativa de toda a comunidade para que haja a prevenção a fim de evitar a proliferação do mosquito transmissor e, consequentemente, a propagação da dengue.

Para isso, as medidas são simples, mas eficazes. Basta eliminar recipientes que possam acumular água parada, como pneus, garrafas, vasos de plantas e caixas d’água mal vedadas. Além disso, é essencial manter a limpeza de quintais e terrenos, evitar o acúmulo de lixo e utilizar repelentes e telas de proteção nas janelas.

Focos da dengue

O Município de Gravatal já registrou três focos do mosquito da dengue neste ano, todos no bairro Termas. Durante todo o ano de 2023, três focos foram encontrados e três casos da doença foram registrados, dois contraídos fora e um dentro da cidade. Uma varredura pelos bairros e uma ação de conscientização nas residências e nos comércios estão sendo feitas pela Vigilância em Saúde.

“Estamos realizando uma ação bem contundente, mas também precisamos da colaboração da população contra o mosquito. Caso algum morador perceba algum terreno que esteja com água parada ou qualquer outra situação que possa ser um criadouro de mosquito, pedimos que realize denúncias pelo telefone (48) 3642-2144”, ressalta o agente de endemias André Avelino.

Neste mês de fevereiro, o Departamento de Endemias do Setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Braço do Norte confirmou o primeiro caso autóctone de Dengue. Ou seja, contraído no município. Trata-se de um jovem de 20 anos, residente no bairro Nossa Senhora de Fátima. A vigilância epidemiológica acompanha o caso, já que, no mesmo bairro, foram confirmados três focos do mosquito neste ano. Ao total, 14 focos foram encontrados na cidade em 2024. Os profissionais recomendam que as pessoas se atentem aos sintomas e que busquem atendimento médico, pois a doença é grave, mas curável se detectada e tratada a tempo.

Com informações da Folha do Vale

Notícias Relacionadas

Caminhão carregado cai no rio após ponte desabar em SC

As equipes já estão empenhadas na reconstrução da ponte

Sem Arthur Caike, Criciúma terá a volta de dois titulares contra o Juventude

PRF usará drones para fiscalizar BR-101 e Via Expressa em SC

Além dos drones, a PRF planeja utilizar câmeras fixas para o videomonitoramento

Carros, relógios de luxo e dinheiro são apreendidos em investigação sobre esquema de compra de veículos em SC

A operação, denominada "Hot Wheels", foi realizada nesta quinta-feira (25) e contou com a participação de 30 policiais