Segurança

Casal é preso com 16 quilos de maconha em Jaguaruna

Uma apreensão recorde de maconha, realizada nesta segunda-feira, em Jaguaruna, tirou de circulação 16 quilos da droga. O trabalho das polícias Civil da cidade e de Criciúma estendeu-se até o fim do dia, e ainda resultou na prisão de um casal e na localização de uma arma de fogo, munições, vários outros tipos de entorpecentes e dinheiro.

As investigações apontavam que o homem, de 26 anos, e a mulher, de 24, viajaram a Florianópolis para comprar as drogas. No retorno, por volta do meio-dia, foram abordados em um Ford Focus, na BR-101. Na porta do motorista havia uma pistola calibre 380 com dois carregadores e 30 munições. Os torrões de maconha foram encontrados em uma mochila, junto com R$ 15 mil em dinheiro.

A Polícia Rodoviária Federal de Tubarão deu apoio à ação. O filho do casal, de apenas sete anos, estava no carro no momento da prisão dos pais. Ele foi encaminhado ao Conselho Tutelar.
Enquanto o acusado ficou detido na delegacia de Jaguaruna, sua companheira foi levada para Criciúma, onde moram, para uma busca na residência do casal, no bairro Maria Céu. No local, foram apreendidos uma munição calibre nove milímetros, mais cinco torrões de maconha, uma balança de precisão, 18 micropontos de LSD, dois comprimidos de ecstasy, uma motocicleta Kawasaki e vários objetos de procedência duvidosa.

A mulher retornou para Jaguaruna, onde foi lavrado o flagrante contra o casal pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma. Eles foram encaminhados aos presídios de Tubarão. Segundo a Polícia Civil, o casal faz parte de uma quadrilha especializada e os entorpecentes seriam distribuídos na região sul do estado.

Operações são intensificadas

As apreensões de drogas e prisões têm sido constantes em Jaguaruna. No fim da semana passada, mais um ponto de tráfico foi desarticulado pela Polícia Civil. A venda de drogas realizada em uma casa, próxima a um dos principais colégios da cidade, era feita por um homem de 35 anos com a conivência de sua mãe, de 71.

Segundo o Jornal Notisul, ela fornecia a residência e ainda auxiliava o filho. Dois grandes torrões de maconha e uma pedra de crack, que seria dividida em porções menores, foram apreendidos com a dupla. Nos últimos cinco meses, como resultado de várias operações neste período, foram realizados 70 autos de prisões em flagrante.

“Intensificamos o combate à criminalidade. A maioria destas prisões ocorreu por decorrência do tráfico de drogas”, aponta o delegado João Adolpho Fleury Castilho, coordenador da delegacia de Jaguaruna desde o dia 1º de dezembro do ano passado.