Geral

Casamento abençoado: casal de Orleans recebe três bênçãos papais ao longo de 60 anos de união

Entre dificuldades no campo e desafios de saúde, fé e união conduziram a história da família ao longo de seis décadas.

Antonio e Maria Teza de Lorenzi celebraram 60 anos de casamento em janeiro de 2026 (Foto: Arquivo pessoal, Reprodução)

Antonio e Maria Teza de Lorenzi, moradores de Orleans, receberam ao longo da vida matrimonial a bênção de três papas: a primeira em 24 de novembro de 1990, pelos 25 anos de casamento, e a mais recente em 22 de janeiro de 2026, quando completaram 60 anos de união.

As histórias do início da vida no campo são relembradas pelo filho Losivanio Luiz de Lorenzi, que resume a trajetória dos pais como um exemplo de superação e fé. Casados desde 22 de janeiro de 1966, Antonio e Maria começaram a vida a dois em uma casa simples na comunidade de Palmeiras do Meio. Durante os primeiros 15 anos, viveram sem energia elétrica. O sustento vinha do trabalho na roça, em uma rotina marcada por esforço físico e longas jornadas no campo.

Ainda jovem, Antonio sofreu um acidente enquanto trabalhava em um raspador de mandioca. Ao trocar a correia do equipamento, teve a mão direita atingida e perdeu quase totalmente a movimentação dos dedos. Mesmo com a limitação, continuou atuando nas atividades rurais e garantindo o sustento da família. Maria Teza também enfrentou problemas de saúde ao longo da vida no campo.

Para receber em tempo real as principais notícias que impactam a nossa região,
entre no grupo de WhatsApp do Sul in Foco clicando aqui.

Durante a gestação do quinto filho, desenvolveu uma úlcera varicosa na perna em razão de problemas de circulação. A lesão exige tratamento até hoje, mas ela seguiu trabalhando e cuidando dos filhos. No início, o casal derrubava o mato para plantar mandioca. Depois, passou a produzir fumo de estufa e a cultivar feijão. Com o passar dos anos, investiu em um aviário e, atualmente, trabalha com gado de corte e suinocultura.

As bênçãos papais acompanham essa trajetória. A primeira foi concedida por Papa João Paulo II, em 24 de novembro de 1990, pelos 25 anos de matrimônio. Em 22 de janeiro de 2016, o casal recebeu a bênção do Papa Francisco, nas bodas de ouro. Já em 22 de janeiro de 2026, a família recebeu nova mensagem, desta vez enviada pelo Papa Leão XIV, marcando os 60 anos de casamento.

Registros das bênçãos concedidas aos 25, 50 e 60 anos de casamento (Foto: Arquivo pessoal, Reprodução)

Os três registros estão expostos em quadros na casa da família e simbolizam, segundo os filhos, que o amor supera as dificuldades. Cada aniversário de bodas se transforma em momento de confraternização, memória e renovação dos votos. A família sempre participou ativamente da comunidade católica, integrando grupos de jovens, coral e celebrações litúrgicas.

Para Losivanio Luiz de Lorenzi, falando também em nome dos irmãos, a trajetória dos pais é um exemplo de união, respeito e fé mesmo diante das adversidades. Ao longo dos 60 anos de casamento, Antonio e Maria Teza tiveram sete filhos: Janes Aparecida, Janio Luiz, Losanio André, Losivanio Luiz, Zolanio José, Bárbara Losane e Losane Zolane de Lorenzi.

Casal construiu a família com sete filhos no interior de Orleans (Foto: Arquivo pessoal, Reprodução)

Com informações do site NSC

Notícias Relacionadas

Papa Francisco doa equipamentos para tratamento da covid-19

Os equipamentos foram enviados ao Brasil pelo papa Francisco por meio de uma parceria da Santa Sé com a empresa Hope Onlus Association, especializada no setor.

Sem fiéis, Papa Francisco celebra missa do Domingo de Páscoa

Tradicional benção 'Urbi et Orbi' acontece na Basílica de São Pedro vazia.

Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco

Presidente destacou a atuação do Papa em favor dos pobres e refugiados

Natural de Forquilhinha, Dom Leonardo Steiner é empossado cardeal pelo Papa Francisco

Ele foi escolhido neste sábado, dia 27, para integrar o grupo de oito cardeais do Brasil, sendo nomeado como cardeal 'da Amazônia'.