Geral

CasaPronta abre espaço ao artesanato da região

Cerca de 30 artesãos de três Estados brasileiros irão expor seus produtos no Espaço do Artesanato, entre os dias 16 e 20 de outubro, no pavilhão José Ijair Conti

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Tecido, madeira, papel, isopor, metal. Juntando diferentes materiais e texturas, belas e criativas peças se formam, conforme a inspiração e bom gosto do criador. No intuito de valorizar e incentivar o talento destes profissionais, a feira CasaPronta, que acontece entre 16 e 20 de outubro, no pavilhão José Ijair Conti, em Criciúma, reunirá cerca de 30 artesãos de Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul no Espaço do Artesanato. Ambiente, este, criado para destacar as potencialidades artísticas da região e dos Estados vizinhos.

Entre os inscritos está Rute Korte Veiga, de Blumenau. Ela levará ao espaço algumas peças exclusivas e diferenciadas, feitas com 80% de material reciclável, tanto têxtil quanto madeira. “Vou expor na CasaPronta duas linhas de produtos. Uma é mais voltada ao Natal, feita com resíduos de materiais têxteis e desenhos próprios. Também apresentaremos trabalhos decorativos, onde foram utilizados restos de estofados”, comenta a artesã.

Rute fala que foi convidada a participar da CasaPronta durante uma feira na qual participava. “Resolvi abraçar a ideia e conhecer o público do Sul catarinense, mercado que ainda desconheço”, conta. Para ela, este tipo de oportunidade é extremamente importante. “O artesanato se divide em duas linhas. Aquele, feito manualmente, e o industrializado. Estamos nos escondendo, ficando atrás da indústria, por isso é importante o público ver o que é o artesanato de verdade. Santa Catarina tem um produto de qualidade, diferenciado dos demais. Deve, sim, explanar e valorizar essa particularidade”, pontua.

De acordo com a organizadora da CasaPronta, Jaqueline Backes, da NossaCasa Feiras e Eventos, ano passado o Espaço do Artesanato reuniu alguns artistas da região. O objetivo, desta vez, é aumentar o ambiente e valorizar o trabalho desenvolvido pelos profissionais. “Antes não tínhamos um local específico para este segmento. No ano passado o criamos e muita gente de fora se interessou por participar. Os trabalhos expostos serão todos voltados à decoração, verdadeiras obras de arte”, comenta.

Municípios com baixo IDH expõem no Espaço

Por meio de um projeto do Governo Federal, em parceria com o Sebrae, seis municípios do extremo Sul catarinense com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) participarão do Espaço do Artesanato como forma de alavancar o setor e, por consequência, o turismo. Artistas dos municípios de Praia Grande, Jacinto Machado, Ermo, Timbé do Sul, São João do Sul e Santa Rosa do Sul irão expor seus trabalhos.

De acordo com a consultora de Turismo credenciada pelo Sebrae, Alessandra Koerich, de Florianópolis, o projeto tem como foco a geração de renda no viés turístico, focando principalmente na região do Caminho dos Cânions. “Vamos ver quais os nossos artesãos tem o perfil da CasaPronta e levar ao evento. O artesanato é um produto do turismo, por isso estamos trabalhando e incentivando o segmento na região”, explica.

Colaboração: Samira Pereira/Ápice Comunicação