Saúde

Caso de leucemia em trabalhador criciumense é descoberto por programa municipal

Graças aos exames feitos pelo Saúde na Empresa, da Prefeitura de Criciúma, diagnóstico foi obtido de forma precoce

A entrega do certificado de participação do Programa Saúde na Empresa teve um sentido especial na empresa Zanatta Embalagens, de Criciúma. Isso porque foi por causa dos exames realizados pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde que um dos funcionários descobriu que estava com leucemia, um tipo de câncer. “Se não fosse o Saúde na Empresa talvez ele não fizesse os exames, continuaria trabalhando e mais para frente ele iria descobrir a doença em estágio mais avançado. Por isso, para nós essa notícia é positiva, pois a leucemia foi descoberta a tempo de evitar maiores complicações”, conta o diretor administrativo financeiro da Zanatta, Joélio Marcelino.

A entrega do certificado foi realizada pelo prefeito Márcio Búrigo e o secretário de Saúde, Paulo Conti. “O resultado do exame que deu positivo para leucemia chegou ao conhecimento dos profissionais em um dia às 10h, na sequência, às 10h30min, o teste foi refeito e confirmado o diagnóstico e nesse mesmo dia o trabalhador começou o tratamento no Hospital São José. Agora tivemos a informação de que ele recebe alta no dia 31 de dezembro”, afirma Conti.

O Saúde na Empresa já visitou este ano aproximadamente 50 organizações e atendeu mais de nove mil pessoas. Durante a semana em que a unidade móvel estaciona na empresa todos os funcionários têm à disposição exames de hemograma, glicemia, triglicerídeos, colesterol, preventivo para as mulheres, solicitação de mamografia para mulheres acima dos 50 anos e PSA (exame de sangue para identificar a possibilidade de câncer de próstata) para os homens. “Também são realizadas palestras e confecção do cartão SUS para aqueles que ainda não possuem”, comenta o secretário.

A equipe da Secretaria estão em constante contato com as organizações para oferecer o serviço, que também pode ser solicitado pelas próprias empresas. “Por causa dos horários dos turnos, muitos trabalhadores não conseguem o atendimento nas unidades de saúde, aí está a maior importância do programa, garantir que todos tenham acesso ao atendimento de qualidade e essencial. Atendemos tanto empresas grandes quanto pequenas, não há distinção, basta marcar com a equipe da Secretaria”, relata o prefeito Márcio Búrigo. “Também já foram descobertos outros casos de doenças, como um câncer de colo do útero e até um caso de câncer de mama em um homem, o que é raro, mas não impossível. Talvez esse trabalhador nunca faria um exame nesse sentido se não fosse o programa. Claro que os diagnósticos são ruins, mas essas pessoas possuem uma chance muito maior de cura quando o recebem assim precocemente e é isso que nos motiva a continuar o trabalho, saber que foi feita a diferença na vida das famílias”, completa Márcio.

Colaboração: Bruna Borges / Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma

[soliloquy id=”162003″]