Saúde

Caso de zika vírus é registrado em Laguna

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Sete casos de zika vírus, transmitido pelo mosquito aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue e da febre chikungunya, foram confirmados ontem, em Santa Catarina. Laguna está entre as cidades que identificaram a presença da doença. 

O anúncio foi realizado pela Diretoria da Vigilância Epidemiológica (Dive), que informou que os pacientes teriam contraído o vírus em viagens ao nordeste e norte do país.

“O caso citado agora, ocorreu em junho. Um morador do município, caminhoneiro, apresentou sintomas da doença após retornar de uma viagem à Bahia. Vários exames foram realizados e a confirmação ocorreu após critérios epidemiológicos, em função dos sintomas”, informou a supervisora da gerência regional de saúde da Cidade Juliana, Mathie Rossine Corrêa.

Ela conta que após alguns dias, o homem retornou ao trabalho, sem apresentar qualquer sequela da doença e que foi considerado ser um caso importado. 

O Ministério da Saúde lembra que o zika vírus é uma doença viral aguda, transmitida principalmente por mosquitos. Os sintomas são brandos e duram poucos dias. Os maiores incômodos são febre, coceira e comichão na pele, além de causar manchas avermelhadas. O alerta é para as contaminações combinadas, entre dengue, febre chikungunya e zika vírus, no qual os efeitos ainda são estudados.

Dengue

Foram também divulgados pela diretoria da Dive, que neste ano, do início de janeiro a primeiro de dezembro foram notificados 10.659 casos de dengue no estado. Desses, 3.593 foram confirmados e 6.178 descartados em investigações. Do total de casos confirmados, 3.274 são autóctones (transmissão dentro do estado), 260 são importados e 59 estão ainda indefinidos quanto ao provável local de transmissão. 

Febre de Chikungunya

No ano passado a Dive divulgou que ocorreram 18 casos de febre do chikungunya, dos quais cinco foram confirmados, todos importados da Bahia, Colômbia e Porto Rico. Neste ano até o dia primeiro de dezembro, foram notificados 68 casos, desses três foram confirmados. Dois foram importados da Bahia e um caso foi autóctone de Itajaí. Em relação ao último boletim, divulgado em novembro, nenhum caso novo de febre do chikungunya foi detectado neste período.

Com informações do Jornal Notisul

Notícias Relacionadas

Homem morre oito dias após ser esfaqueado em Braço do Norte

Sandro Nazário, de 45 anos, estava internado desde 4 de setembro, quando foi ferido durante uma briga na comunidade Uruguaia.

Menino morre após se afogar em açude em Içara

Criança foi encontrada por familiares dentro de um açude no fim da tarde deste sábado (12) e levada ao hospital, mas não resistiu.

Fumacense Moisés viaja ao Japão e fica perto de deixar o Santos

Atacante de 30 anos, natural de Morro da Fumaça, negocia empréstimo com o FC Tokyo e corre contra o tempo para concluir a transferência antes do fechamento da janela japonesa.

Motociclista fica gravemente ferido após colisão em Garopaba

Acidente entre carro e motocicleta aconteceu na SC-434; vítima de 29 anos sofreu traumatismo cranioencefálico grave.