Saúde

Caso suspeito em Tubarão pode ser autóctone

O cidadão com a situação investigada é morador de Tubarão e não saiu do município.

Foto: Divulgação/Notisul

Foto: Divulgação/Notisul

O inimigo está mais perto do que se imagina. As ações se voltam e se intensificam para a prevenção da doença, e alertam os cidadãos contra o mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, chikungunya e zika. Ontem, os representantes do Programa Municipal de Combate às Endemias de Tubarão foram notificados com um caso suspeito de dengue e chicungunya.

O cidadão é residente da Cidade Azul e não saiu do município, segundo o site Notisul. O material enviado para análise no Laboratório Central de Saúde Pública, Lacen, foi coletado no último dia 13 e aguarda confirmação.

Neste ano, o município já registrou sete casos suspeitos de dengue, sendo seis negativos. O caso positivo foi diagnosticado em um paciente que buscou atendimento em uma clínica particular de Tubarão. A pessoa é de Belo Horizonte e estava em férias no litoral sul de Santa Catarina. Foi registrado também um caso que, devido aos sintomas, pode ser de zika vírus ou até mesmo um quadro de sarampo. O resultado ainda não foi divulgado. O paciente reside no Rio de Janeiro e veraneava na região. Os dois casos são considerados importados.

A Cidade Azul é monitorada por meio de 323 armadilhas, vistoriadas a cada sete dias, além de 61 pontos estratégicos, visitados quinzenalmente. Através dessas vistorias, a presença do mosquito foi detectada uma vez neste ano, no bairro Vila Esperança.

Após identificar a presença do mosquito, os agentes de controle às endemias fazem uma vistoria em um raio de 300 metros para identificar possíveis criadouros e orientar a comunidade. “É importante ressaltar que todo o espaço territorial está coberto por armadilhas”, destaca a diretora de Vigilância em Saúde, Maryucha Oliveira.

Situação na região

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica – Dive divulgou ontem o boletim de dengue, zika e chikungunya, referente ao período de 1º de janeiro até 13 deste mês. Em Jaguaruna está confirmado um caso de dengue importado e em São Ludgero há um caso em investigação. Braço do Norte registra um caso importado de zika e em Garopaba um foi descartado.

Ações serão apresentadas em encontro

A Fundação Municipal de Saúde de Tubarão convoca os coordenadores dos serviços de saúde, representantes do legislativo, do Conselho Municipal de Saúde e conselhos locais para participarem de um encontro que irá apresentar as ações realizadas pelo município e reforçar os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. O encontro será realizado hoje, no auditório da Assistência Social, localizado na avenida Marcolino Martins Cabral, 1140, Centro, com o horário previsto para 15 horas.