Educação

Catarinense é aprovada em quatro universidades no exterior

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A jornalista e engenheira civil, Juliana Spohr Pereira, graduada nos dois cursos na Unisul, foi aprovada em quatro universidades norte-americanas para o Doutorado. O Programa Ciências sem Fronteiras, do Governo Federal, possibilita que o candidato concorra a vagas em cinco diferentes universidades. Juliana escolheu a Purdue University, considerada uma das melhores dos USA na área de engenharia. Agora, ela continuará suas pesquisas iniciadas na graduação sanduíche que fez na Holanda, na área de Geotecnia. As pesquisas de Juliana serão sobre análise de solo para grandes estruturas, grandes construções.

A engenheira  mora em Florianópolis e tem 28 anos. Ele iniciou sua preparação para a Bolsa de Doutorado em janeiro de 2014, com estudos para a prova de inglês (TOEFL). “Estudei mais porque para o Doutorado a nota exigida é maior do que a nota que eu já possuía, que utilizei no processo da bolsa de estudos para a graduação sanduíche na Holanda”, explicou. Também foi necessário estudar para a prova do GRE (Graduate Record Examination), prova de conhecimentos específicos da área em inglês. Nenhuma dessas provas foram realizadas em Florianópolis, o TOEF fiz em Curitiba e o GRE em Brasília.

“Em setembro tive a feliz notícia de que tinha sido aprovada. Assim dei início a seleção de universidades americanas e professores”, disse. Além da Purdue University, escolhida por Juliana, ela foi aprovada em outras três universidades dos EUA: The Ohio State University; Rensselaer Polytechnic Institute; Kansas State University; University of Kansas

A futura doutoranda trabalha até o dia 17 de março em seu Projeto de Pesquisa para dar prosseguimento à bolsa de estudos. A previsão de embarque é para o fim de agosto. Juliana irá estudar na cidade e Indiana, a 40 quilômetros de Indianápolis e ficará em republica de estudantes.

Colaboração: Cilene Macedo