Geral

Catarinense fotografa conjunção de Vênus e Júpiter no céu de Criciúma

O professor da UFSC Alexandre Zabot, que é doutor em Astrofísica e coordenador do programa de extensão Astrofísica para Todos, confirmou que Vênus e Júpiter estão em conjunção nesta semana

Foto: Kalita Silva

Uma foto feita em Criciúma, às 6h02min de quinta-feira (28), mostra a conjunção entre Vênus e Júpiter, junto à Lua. O fenômeno foi registrado pela historiadora Kalita Silva, 23 anos. Moradora do bairro Maria Céu, ela conta que tem o hábito de fotografar o amanhecer logo que acorda, nos dias em que a paisagem lhe chama atenção. Foi o que ocorreu nesta quinta-feira, quando o céu estava em tons de cor-de-rosa.

– Não sabia dos planetas alinhados. Estava rolando a timeline do Twitter e vi uma foto sobre (o alinhamento), então notei que tinha tirado uma foto igual e comentei com meu irmão – diz.

O professor da UFSC Alexandre Zabot, que é doutor em Astrofísica e coordenador do programa de extensão Astrofísica para Todos, confirmou que Vênus e Júpiter estão em conjunção nesta semana. Ele explica que se trata de uma sensação visual:

– Os planetas estão todos num mesmo plano em torno do Sol. À medida que giram, acabam se alinhando. É um efeito geométrico, um fica perto do outro por causa da projeção com que olhamos.

Segundo ele, o fenômeno não é exatamente raro e, quando ocorre, dura alguns dias. Mas a visualização depende de condições ideais de abertura climática – além de timing. A conjunção é visível logo no início da manhã.

– (Os planetas) Brilham mais que uma estrela. Basta olhar para a direção Leste, onde o sol vai nascer, um pouco antes da aurora – orienta o professor.

Diferente de outros fenômenos, que demandam visualização a partir de locais mais afastados, a confluência de planetas, devido ao brilho, pode ser vista inclusive no centro das grandes cidades.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Nova frente fria pode causar pancadas de chuva nesta sexta; veja a previsão por região

Defesa Civil de SC fez o alerta à formação e avanço de uma nova frente fria que deixará o tempo instável em todo o final de semana

Motorista confunde pedais e mata a filha atropelada em SC

Em choque e com dores, condutora foi levada ao hospital

Pacote de crack enterrado ao lado de poste é apreendido em Tubarão

Com apoio do Canil, a droga foi localizada ao lado do poste, embalada e pronta para o comércio

Feagro 2022 é lançada em Braço do Norte

O prefeito, Beto Kuerten Marcelino, lembrou que o Município é o maior parceiro da feira