Geral

Catarinense fotografa conjunção de Vênus e Júpiter no céu de Criciúma

O professor da UFSC Alexandre Zabot, que é doutor em Astrofísica e coordenador do programa de extensão Astrofísica para Todos, confirmou que Vênus e Júpiter estão em conjunção nesta semana

Foto: Kalita Silva

Uma foto feita em Criciúma, às 6h02min de quinta-feira (28), mostra a conjunção entre Vênus e Júpiter, junto à Lua. O fenômeno foi registrado pela historiadora Kalita Silva, 23 anos. Moradora do bairro Maria Céu, ela conta que tem o hábito de fotografar o amanhecer logo que acorda, nos dias em que a paisagem lhe chama atenção. Foi o que ocorreu nesta quinta-feira, quando o céu estava em tons de cor-de-rosa.

– Não sabia dos planetas alinhados. Estava rolando a timeline do Twitter e vi uma foto sobre (o alinhamento), então notei que tinha tirado uma foto igual e comentei com meu irmão – diz.

O professor da UFSC Alexandre Zabot, que é doutor em Astrofísica e coordenador do programa de extensão Astrofísica para Todos, confirmou que Vênus e Júpiter estão em conjunção nesta semana. Ele explica que se trata de uma sensação visual:

– Os planetas estão todos num mesmo plano em torno do Sol. À medida que giram, acabam se alinhando. É um efeito geométrico, um fica perto do outro por causa da projeção com que olhamos.

Segundo ele, o fenômeno não é exatamente raro e, quando ocorre, dura alguns dias. Mas a visualização depende de condições ideais de abertura climática – além de timing. A conjunção é visível logo no início da manhã.

– (Os planetas) Brilham mais que uma estrela. Basta olhar para a direção Leste, onde o sol vai nascer, um pouco antes da aurora – orienta o professor.

Diferente de outros fenômenos, que demandam visualização a partir de locais mais afastados, a confluência de planetas, devido ao brilho, pode ser vista inclusive no centro das grandes cidades.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da Previdência Social

Morte de cão encontrado sem vida pendurado em portão de casa é investigada em SC

Animal estava preso pelo pescoço e havia morrido instantes antes de ser achado por equipe de resgate. Boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil em Itapema.

Tigre apresenta oficialmente atacante Allano

Perícia constata ‘lesão corporal por queimadura’ em bebê que teve ferimentos no pé em creche de SC, diz polícia

Associação que administra unidade em Criciúma também informou que apura o evento. Entidade é a mesma que cuida da creche onde um bebê apareceu com hematomas por mordida no rosto.